Usiminas

Pintura com agregado siderúrgico faz sucesso na Expo Usipa

22/07/2016

foto-usipa

A transformação do pó de agregado siderúrgico da Usiminas em tintas coloridas chamou muito a atenção do público que passou pela Expo Usipa, na noite de quinta-feira (21/7), na oficina Pintura com Agregado Siderúrgico, ministrada no estande da Usiminas, pela Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas. Comandada pela pintora e ilustradora, Rosane Dias, a atividade recebeu dezenas de famílias que se divertiram ao pintar pássaros com cores vivas à base de agregado siderúrgico.

O pássaro, figura marcante do Vale do Aço devido a fartura de água e áreas verdes, é a inspiração para as três oficinas realizadas no estande. No primeiro dia, Adriane Lima ministrou oficina de Confecção de Pássaro com Agregado Siderúrgico e, nesta sexta-feira, Fernanda La Noce encerra as atividades com oficina de “Ilustrações com Papel e Aplicação de Agregado Siderúrgico”. São realizadas quatro oficinas por dia, das 19h às 22h, cada uma com 30 minutos de duração. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio estande da Usiminas. As vagas são limitadas.

As cores vivas das tintas chamaram muito a atenção dos visitantes da Expo Usipa. As oficinas tiveram lotação máxima e grande número de pessoas na fila de espera. No estande foi montado ainda um cantinho com tapete, almofada e brinquedos que fez sucesso entre a criançada. Quem participou da oficina levou a pintura para casa. O público elogiou a iniciativa criativa.

A estudante Beatriz Araújo teve a sua primeira experiência com atividade artística. “Achei muito interessante e inovadora a proposta de transformar esse elemento da siderurgia em tintas tão bonitas”, afirmou. O analista de suporte, Cristiano Henrique Monteiro, também teve seu primeiro contato prático com arte na oficina do estande da Usiminas. “Gostei demais da atividade, nunca tinha feito nada voltado para arte antes”, declarou.

A psicóloga, Kellymar Cristina, participou da oficina com seus dois filhos e o marido. “Gostei muito da oportunidade de fazer a oficina com minha família. E o melhor de tudo foi poder levar as obras para casa”, comentou. A professora Marcilayne Souza, se disse surpresa com o resultado do reaproveitamento do agregado siderúrgico. “Achei o máximo essa atividade! Adoro esse tipo de trabalho e o uso desse material como tinta me surpreendeu do ponto de vista de arte sustentável”, frisou.

oficina-de-pintura-(2)

Interatividade

A artista Rosane Dias ficou satisfeita com a resposta do público. “Foi muito bom ver as pessoas de várias idades se divertindo com a oficina. A proposta desafiadora de fazer arte a partir desse material siderúrgico foi muito enriquecedora para mim. Melhor ainda foi ver o resultado tão bonito das pessoas que participaram”, disse Rosane Dias.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, ressaltou a boa participação do público nas oficinas. “Estamos surpresos de maneira muito positiva com tamanha procura por essas atividades todas as noites. As oficinas despertam a curiosidade do público pela forma criativa de utilização do agregado siderúrgico”, pontuou.


Categorias: Notícias