Usiminas

Parque Sonoro Diversom chega a Ipatinga

04/11/2022

Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, exposição traz instrumentos musicais interativos, acoplados a brinquedos tradicionais para toda a família para brincar

Entre 10 de novembro a 10 de dezembro, Ipatinga receberá o Parque Diversom. Instalação que percorre pela primeira vez municípios brasileiros fora da cidade de Brasília/DF, onde o projeto nasceu e se desenvolveu. A exposição estará em cartaz no Jardim Externo do Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, com visitação gratuita de segunda a sábado, das 10h às 19h.

A exposição é realizada com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e faz parte das celebrações do aniversário de 60 anos de operações da Usiminas.

Além do parque infantil que emite sons musicais, o projeto oferecerá ainda uma oficina para construção de instrumentos musicais e uma palestra sobre o processo. As atividades são gratuitas.

O público poderá se divertir nos brinquedos infantis um tanto diferentes: balanços, gangorras, escorregadores, uma bicicleta acústica e um trepa-trepa que emitem sons musicais, afinadíssimos, quando utilizados. Um convite não somente para as crianças, mas para toda a família escorregar, balançar e pedalar ao mesmo tempo que brincam de descobrir e explorar os instrumentos sonoros acoplados aos brinquedos. E tudo isso gratuitamente.

As gangorras, em formato de canoas, têm bolinhas de gude que escorregam sobre barras de metal e soam como um xilofone. Os balanços, ao se movimentarem, fazem soar cordas e sinos. O escorregador proporciona uma experiência única: descer tocando um carrilhão microtonal com uma das mãos. A bicicleta acústica, apelidada de Hélisom, não sai do lugar, mas quando pedalada faz girar um conjunto de hélices sonoras que lembram um disco voador. O Castelo Sonoro Musical, no qual estão fixados instrumentos para a criança brincar de música.

Os idealizadores e artistas do Parque Diversom, Marcio Vieira e Luciano Porto, apostam que, ao brincar coletivamente, a criança estabelece relações sociais, culturais e afetivas. “O contato com a música tem grande importância para seu desenvolvimento sensorial e cognitivo. A música e o brincar são imprescindíveis para a formação integral do ser humano e, por conseguinte, para uma sociedade mais justa, pacífica e evoluída”, enfatizam os idealizadores.

SERVIÇO

Parque Diversom:

De 10/11 a 10/12

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 19h

Local:  Jardim do Teatro Zélia Olguin (Av. Itália, 1.890, Bairro Cariru)

 

Aula Show Diversom – Um Mergulho no Mundo Sonoro

Data: 10/11 (sexta-feira), às 19h

Local: Teatro Zélia Olguin (Av. Itália, 1.890 – Bairro Cariru)

Participação gratuita e aberta a todos os interessados em música. Sem necessidade de inscrição prévia.

 

Oficina – Introdução ao Universo de Construção de Instrumentos Musicais

Datas: 11/11(sexta-feira) – 9h às 17h, com intervalo de uma hora para almoço

12/11(sábado) – 9h às 13h

Local: Teatro Zélia Olguin (Av. Itália, 1.890 – Bairro Cariru)

Inscrição: gratuita e aberta a todos os interessados em música por meio de inscrição no e-mail joca13@briver.com.br com a manifestação de interesse.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases