Usiminas

Parceria do Instituto Usiminas garante lançamento do Mapa da Diversidade em Itaúna

28/06/2019

Iniciativa desenvolvida durante curso no Centro da Juventude contribui para descoberta e valorização dos talentos da cidade

 

Já está em andamento o Projeto Piloto do Mapa da Diversidade Cultural de Itaúna. O programa, levado ao Centro da Juventude, tem à frente o Observatório da Diversidade Cultural (ODC), de Belo Horizonte. O evento marcou a conclusão dos trabalhos das primeiras turmas do curso Mapeamento da Diversidade Cultural, oferecido pela ODC em parceria com o Instituto Usiminas, e patrocinado pela Usiminas por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O mapa, disponibilizado digitalmente, é interativo e permite a visualização de manifestações, espaços culturais e artistas itaunenses. Inicialmente, foram mapeadas 73 práticas culturais e localizadas mais de 300, que poderão compor ainda o trabalho numa segunda etapa.

O curso reuniu dez jovens e teve 60 horas de duração. O foco foi o desenvolvimento de pesquisas e o posterior mapeamento da realidade sociocultural local, passando por exercícios teóricos e práticos.

“O trabalho tem como objetivo permitir que as pessoas se apropriem de metodologia para reconhecimento dessas ações e movimentos, e aprendam a desenvolver o registro delas em plataformas georreferenciais”, explicou o coordenador do ODC, José Márcio Barros.

Cultura em foco

Mais do que registrar, o Mapa da Diversidade Cultural promove a visibilidade de práticas, lugares e talentos que existem na cidade. “O curso estimula a pessoa a olhar para ‘coisas’ que ela nunca enxergou e a perceber a riqueza das manifestações culturais ao seu redor. O grupo de jovens que participou em Itaúna amadureceu muito durante o processo e ver o resultado durante o lançamento foi muito bacana”, destacou José Márcio.

A parceria com o Instituto Usiminas e da ODC vai além, incluindo também o Mapa da Diversidade Cultural de Ipatinga e Coronel Fabriciano e o incentivo a pesquisas e outros eventos do Observatório. José Márcio ressaltou ainda a importância da colaboração com o Centro da Juventude de Itaúna, pois a intenção é que o mapeamento se torne um instrumento público e alimente a construção de novos projetos, investimentos e iniciativas na cultura local.

Confira o Mapa da Diversidade Cultural de Itaúna no site www.mapadadiversidade.com.br/itauna.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases