Iniciativa desenvolvida durante curso no Centro da Juventude contribui para descoberta e valorização dos talentos da cidade
Já está em andamento o Projeto Piloto do Mapa da Diversidade Cultural de Itaúna. O programa, levado ao Centro da Juventude, tem à frente o Observatório da Diversidade Cultural (ODC), de Belo Horizonte. O evento marcou a conclusão dos trabalhos das primeiras turmas do curso Mapeamento da Diversidade Cultural, oferecido pela ODC em parceria com o Instituto Usiminas, e patrocinado pela Usiminas por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O mapa, disponibilizado digitalmente, é interativo e permite a visualização de manifestações, espaços culturais e artistas itaunenses. Inicialmente, foram mapeadas 73 práticas culturais e localizadas mais de 300, que poderão compor ainda o trabalho numa segunda etapa.
O curso reuniu dez jovens e teve 60 horas de duração. O foco foi o desenvolvimento de pesquisas e o posterior mapeamento da realidade sociocultural local, passando por exercícios teóricos e práticos.
“O trabalho tem como objetivo permitir que as pessoas se apropriem de metodologia para reconhecimento dessas ações e movimentos, e aprendam a desenvolver o registro delas em plataformas georreferenciais”, explicou o coordenador do ODC, José Márcio Barros.
Cultura em foco
Mais do que registrar, o Mapa da Diversidade Cultural promove a visibilidade de práticas, lugares e talentos que existem na cidade. “O curso estimula a pessoa a olhar para ‘coisas’ que ela nunca enxergou e a perceber a riqueza das manifestações culturais ao seu redor. O grupo de jovens que participou em Itaúna amadureceu muito durante o processo e ver o resultado durante o lançamento foi muito bacana”, destacou José Márcio.
A parceria com o Instituto Usiminas e da ODC vai além, incluindo também o Mapa da Diversidade Cultural de Ipatinga e Coronel Fabriciano e o incentivo a pesquisas e outros eventos do Observatório. José Márcio ressaltou ainda a importância da colaboração com o Centro da Juventude de Itaúna, pois a intenção é que o mapeamento se torne um instrumento público e alimente a construção de novos projetos, investimentos e iniciativas na cultura local.
Confira o Mapa da Diversidade Cultural de Itaúna no site www.mapadadiversidade.com.br/itauna.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
A mostra fica em cartaz de 14 de março a 25 de maio, com entrada gratuita
A galeria de arte do Centro Cultural Usiminas abre a agenda de