Usiminas

Palestra reforça poder da contação de histórias na educação infantil

24/05/2023

Com patrocínio da Mineração Usiminas, iniciativa reúne educadores de Itaúna para refletir sobre o resgate e a valorização da técnica no processo de desenvolvimento das crianças

 

Mais de 60 profissionais de educação da rede pública de ensino de Itaúna participaram de uma palestra de capacitação, resgate e valorização da técnica de contação de histórias no processo de desenvolvimento das crianças. A oficina, conduzida pela storyteller, arte-educadora e produtora cultural Raquel Vieira em palestra show do projeto Parque de Histórias, contou com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Itaúna.  

“Amo a minha trajetória como pedagoga. Sou apaixonada com o que faço e com o ato de contar histórias”, revela a pedagoga Maria Geralda Esteves, que participou do curso. Ela destaca ainda que aprendeu muito com a palestra e que teve um despertar ainda mais forte quanto ao poder da atividade e seu impacto positivo em crianças e jovens. “O meu entusiasmo cresceu ainda mais. Eu amei a oportunidade”, afirma.   

A iniciativa também visitou escolas de Itatiaiuçu, com espetáculos focados nas histórias populares universais e na cultura brasileira.

Esse projeto busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promovendo um processo de aprendizagem mais leve lúdico, impulsionando o desenvolvimento local e a redução da desigualdade social. Também integra parte do compromisso da Mineração Usiminas em priorizar e fortalecer as comunidades das quais faz parte.  

“Buscamos sempre apoiar iniciativas responsáveis, a fim de fortalecer o desenvolvimento sustentável das comunidades e o acesso à educação, cultura e arte. Essa palestra faz isso muito bem, estimulando o reconhecimento de memórias e histórias, e contribuindo para a formação de educadores e a transformação social e intelectual de crianças e jovens”, diz a coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas, Fernanda Morais.


Categorias: Notícias