Usiminas

Pacientes e profissionais da FSFX têm atendimento de médicos palhaços online

29/08/2020

Toc, toc, toc. Pedindo licença para entrar, os palhaços do Instituto Hahaha há oito anos tocam as portas de quartos e os corações de crianças, adolescentes, idosos, acompanhantes e profissionais em hospitais e instituições de Minas Gerais. Em Ipatinga, o Instituto iniciou o atendimento em 2020 no Hospital Márcio Cunha, mantido pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), com visitas semanais de uma dupla de artistas profissionais que são médicos palhaços.  O projeto conta com patrocínio da Usiminas e Drogaria Araújo por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além do apoio do Instituto Cultural Usiminas e da FSFX. Com a Covid-19, foi preciso se distanciar, por isso o Instituto se reinventou e abriu janelas virtuais para que a arte continue disseminando o afeto à distância por meio das ações de Teleconsultas, Consultório Hahaha e do Canal Hahaha.

Os pacientes da Onco Pedi recebem toda terça e sexta-feira, às 10h, teleconsultas, nas quais os médicos e as médicas palhaças realizam consultas virtuais com os pacientes por meio de um tablet que é conduzido até os pacientes pelas mãos de profissionais de saúde ou pedagogo. Já no Consultório Hahaha, toda terça, quarta ou quinta-feira, de 9h às 12h, os artistas estão de plantão para receber ligações e realizar o teleatendimento! Colaboradores, acompanhantes e profissionais da saúde também podem participar enviando uma mensagem no (31) 97350-0011.

Entrar na FSFX pelas telas de celulares, tablets, e TVs tem sido possível com o apoio da instituição que divulga o canal do Instituto Hahaha no Youtube, com  vídeos novos duas vezes por semana produzidos pelos palhaços influencers do riso. “O nosso grande desafio foi o de ressignificar o trabalho, criar formas de estar nas instituições sem estar. Comemoramos os oito anos do Instituto em julho abraçando cada vez mais ações que proporcionam leveza e permitem que cada encontro virtual seja um respiro durante o distanciamento social. E é muito bom ver que mesmo à distância os pacientes continuam rindo com a gente”, ressalta a gestora artística Gyuliana Duarte.

 


Categorias: Notícias