Usiminas

Orquestra Cubatão Sinfonia faz apresentação de gala no dia 31

25/03/2022

Concerto gratuito será às 20h no Teatro do Kaos com participação da cantora Monna

 
A Orquestra Cubatão Sinfonia, projeto de formação do Programa Cubatão Sinfonia, realiza apresentação de gala no próximo dia 31 às 20h no Teatro do Kaos (Praça Cel. Joaquim Montenegro, 34). A entrada é gratuita. O concerto conta com participação da cantora Monna interpretando grandes sucessos da Música Popular Brasileira.

Sob regência dos maestros André Farias (titular) e Rômulo Moreira (assistente), o programa traz obras como Adágio para cordas, de Alberto Nepomuceno; Suíte dos pescadores de Dorival Caymmi; É preciso saber viver, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Outras canções receberam arranjos elaborados pelo maestro Roberto Farias, cubatense referência nacional em composição para formação de sopros e percussão. São elas: Mourão, de César Guerra Peixe; O sal da terra, criação de Beto Guedes e Ronaldo Bastos; Mateus Embaixador, de Antônio Nóbrega; Lavadeira do rio, composição de Lenine e Bráulio Tavares; e Sonífera Ilha, dos Titãs.

Monna e sua música brasileira peculiar
Este ano, a Orquestra convidou Monna participar do concerto como intérprete. Referência regional em samba, maracatu, forró e outros ritmos brasileiros, a noite será de muito boa música e alto astral.

A apresentação contará com todos os protocolos sanitários de combate à covid-19: ao chegarem no lugar, todos e todas terão a temperatura corporal aferida, limparão os sapatos em tapetes sanitizantes e será obrigatório o uso de máscara. Cada artista utilizará seu próprio instrumento musical; as cadeiras e as estantes (utilizadas para acomodar as partituras) serão higienizadas antes e após o concerto.

Os músicos e musicistas contarão com placas de acrílico instaladas, garantindo uma importante proteção entre as pessoas, principalmente por conta dos instrumentos de sopro.

O projeto Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica e conta com patrocínio da Usiminas, Petrocoque e Ecovias via Lei de Incentivo da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Tem apoio da Prefeitura de Cubatão e Instituto Cultural Usiminas.

A Orquestra Cubatão Sinfonia
 
Está na 4º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente a para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais. A Orquestra é formada pelos instrumentos: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. Cada participante cumpre carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e recebe uma bolsa-incentivo.

A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.


Categorias: Destaques, Notícias