Usiminas

Oficinas de arte reciclável reúnem cerca de 180 pessoas na Expo Usipa

27/07/2016

expousipa

Instituto Cultural Usiminas ofereceu no estande da Usiminas três atividades que transformaram o agregado siderúrgico em arte

Com o objetivo de mostrar maneiras criativas de transformar o agregado siderúrgico produzido pela Usiminas, na Usina de Ipatinga, em arte sustentável, as oficinas oferecidas pelo Instituto Cultural Usiminas no estande da Usiminas na 28ª Expo Usipa foram sucesso de público. De quarta à sexta-feira (22/7), cerca de 180 pessoas participaram das oficinas de “Criação de Pássaro Artesanal com Agregado Siderúrgico”, “Pintura com Agregado Siderúrgico” e “Ilustrações com Papel e Aplicação de Agregado Siderúrgico”.

As oficinas foram ministradas respectivamente pelas artistas de Ipatinga, Adriane Lima, Rosane Dias e Fernanda La Noce. Por noite, foram abertas quatro turmas e todas tiveram lotação máxima, com fila de espera. O pássaro, figura marcante do Vale do Aço devido à fartura de água e áreas verdes, foi a inspiração para as três oficinas realizadas no estande.

Para ministrar as oficinas, as artistas foram desafiadas a transformar o agregado siderúrgico em diferentes produções artísticas, seguindo cada uma a sua linha de trabalho. A resposta boa do público surpreendeu as artistas. Para a artesã Adriane Lima, a oficina foi uma forma criativa de aproximar a comunidade da Usiminas por meio do agregado siderúrgico. “Gostei muito dessa oportunidade de falar para o público desse agregado e fazê-lo criar algo para levar pra casa. Senti que a atividade aproximou as pessoas da empresa, pois muitos ficaram curiosos quanto ao material utilizado e satisfeitos com o resultado”, avaliou Adriane Lima.

A pintora Rosane Dias ficou feliz com o envolvimento de todos na atividade. “Foi muito bom ver as pessoas de várias idades se divertindo com a oficina. A proposta desafiadora de fazer arte a partir desse material siderúrgico foi muito enriquecedora para mim. Melhor ainda foi ver o resultado tão bonito das pessoas que participaram”, disse Rosane Dias.

A ilustradora Fernanda La Noce ficou surpresa com tamanho interesse do público pelo assunto. “Achei fantástico ter no estande, além dos participantes, pessoas em pé ao redor para ouvir um pouco sobre o agregado siderúrgico e sua transformação em arte. O desafio de transformar esse produto em arte foi muito gratificante”, declarou Fernanda La Noce.

Para a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, a grande participação do público nas três oficinas ministradas durante a Expo Usipa superou as expectativas. “Ficamos muito felizes em levar essas atividades lúdicas utilizando o agregado siderúrgico como matéria-prima, em parceria com a Usiminas. É gratificante ver o retorno tão positivo das pessoas que participaram e puderam ver maneiras criativas de transformar o agregado siderúrgico em arte sustentável”, salientou a diretora.

Prática sustentável

A participação do público nas oficinas foi pela presença de pessoas de todas as idades. Ao fabricarem o seu próprio brinde, carregado de história e significado, muitos saíram do estande surpreendidos com a atividade.  Os participantes da oficina “Criação de Pássaro Artesanal com Agregado Siderúrgico” costuraram moldes de pássaros produzidos com tecido de uniforme da Usiminas, que depois foram preenchidos com agregado siderúrgico em pó e colados em uma pedra de agregado siderúrgico. A aposentada Maria Célia Moreira ressaltou a criatividade da oficina ao usar um material oriundo da produção do aço em algo tão singelo. “É muita criatividade transformar retalhos de uniforme e material do processo de produção do aço em um lindo pássaro. Gostei demais”, afirmou.

Na oficina “Pintura com Agregado Siderúrgico”, os participantes utilizaram tinta feita por agregado siderúrgico pigmentado para dar vida e corres a pássaros desenhados em papel celulose. A estudante Beatriz Araújo teve a sua primeira experiência com atividade artística durante a oficina. “Achei muito interessante e inovadora a proposta de transformar esse elemento da siderurgia em tintas tão bonitas”, opinou.

Para encerrar as atividades, na oficina “Ilustrações com Papel e Aplicação de Agregado Siderúrgico” o público teve a experiência com técnica mista para desenharem, recortarem e colarem o agregado siderúrgico em suas produções. Presente na atividade de ilustração, a professora Andréia Perroni, que gosta de trabalhar com arte sustentável, afirmou que a oficina foi muito enriquecedora. “Gostei muito do trabalho. Eu acredito que ações como essa oficina ministrada aqui na Expo Usipa, que transformou um material fruto da produção siderúrgica, mostram como atitudes simples podem fazer a diferença por meio da arte”, frisou.


Categorias: Notícias