Usiminas

Oficinas Culturais – Trocas Coletivas comemora 20 anos

22/09/2020

O projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas comemora 20 anos de atividades com uma programação toda online, disponibilizada gratuitamente nos canais do projeto. Nomes de peso da cena nacional como Michel Melamed, Ana Botafogo, Grace Passô, Márcio Abreu, Bia Lessa, Luiz Carlos Vasconcelos, Wladimir Medeiros e Raysner de Paula já confirmaram presença. A iniciativa busca promover trocas de experiencias artisticas, possibilitando uma inovação e melhoria dos trabalhos individuais e coletivos da região. Videoaulas e bate papo integram a programação do projeto, que começou no dia 21 de setembro e se estende até novembro.

O projeto

Em 20 anos de atividades o Oficinas Culturais proporcionou à Região do Vale do Aço cerca de 100 processos de formação como cursos, oficinas, workshops, palestras e intercâmbios, em diversos segmentos artísticos e técnicos, abrangendo as áreas de teatro, dança, circo, cinema e música. Foram oferecidos temas como interpretação, técnica vocal, expressão corporal, cenografia, iluminação, figurino, dramaturgia, produção, trilha sonora, sonorização, maquiagem, cenotécnica, máscaras, manipulação e construção de bonecos, commedia dell’arte, vídeo dança, composição coreográfica, biomecâneca, clown, entre outras. 

Passaram pelo projeto grandes nomes do cenário artístico brasileiro como Márcio Abreu, Luís Louis, Sandra Vargas, Grace Passô, Denise Stoklos, Luiz Carlos Vasconcelos, entre outros. O diretor e ator Claudinei de Souza, idealizador do projeto, conta que o Oficinas nasceu de uma inquietação muito particular, que era a necessidade de uma formação continuada, que não existia na região. Para aprimorar seus connhecimentos e técnicas os artistas locais tinham que se deslocar para a capital ou outras cidades fora do estado. E os custos para se fazer uma oficina com profissionais dos grandes centros sempre foi muito alto, pois envolve o transporte, hospedagem, alimentação, além do custo da oficina em si. Assim nasceu a ideia de fazermos um projeto que possibilitasse essa troca de experiências, destaca Claudinei.

O diretor nos conta que, nas três primeiras edições as oficinas eram definidas pela produção. “A partir da quarta edição adotamos uma curadoria compartilhada com os grupos atuantes no Vale do Aço. Esses grupos passaram a indicar os profissionais que queriam ter aqui, repassando seus conhecimentos. Isso fez com o projeto tomasse uma dimensão maior. O saldo positivo destes 20 anos é que tivemos aqui mais de 100 processos de formação, que contou com a participação de cerca de 3.000 pessoas, o que contribuiu diretamente com a formação de diversos artistas, avalia Claudinei.  Nesta edição participam das indicações o Coletivo Aberto, Casa Laboratório, Associação Cultural Zélia Olguin /Academia Olguin, Cenika Eventos e o diretor e ator Pedro Barroso. 

Videoaulas com artistas regionais

A primeira fase do projeto teve início no dia 21 de setembro. A exemplo de anos anteriores, artistas locais ministram três videoaulas.  A videoaula de Iniciação Teatral, foi ministrada de 21 a 25 de setembro por Pedro Barroso, que buscou trazer uma vivência teatral por meio de jogos e exercícios cênicos. A videoaula de Danças Urbanas, dividida em 05 módulos, foi realizada de 28 de setembro a 02 de outubro por Douglas Evangelista. Truques de maquiagem social e de caracterização para teatro foram ensinados por Rômulo Amaral na videoaula de Maquiagem, que aconteceu de 05 a 09 de outubro. 

Toda programação, que vai até novembro, será disponibilizada em formato online nas plataformas e redes sociais do projeto: Youtube – Oficinas Culturais Ipatinga e Instagram – @oficinas_culturais_Ipatinga.  

O Oficinas Culturais – Trocas Coletivas conta com o patrocínio da Usiminas, Pedreira Um Valemix e Valemassa por meio da Lei estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio do Instituto Usiminas. A realização e direção de produção é de Claudinei de Souza, com produção de Marilda Lyra e Rodolfo Bello. Informações pelos telefones (31) 98883 – 3142, (31) 99966 – 4166 e (31) 98662 – 4085.


Categorias: Notícias