Usiminas

Oficina e palestra sobre arte e tecnologia gratuitas

18/06/2021

Instituto Arte na Escola, que tem patrocínio da Usiminas, oferece atividades com a atriz Lígia Cortez

No dia 23 de junho, a partir das 19 horas, Lígia Cortez, renomada atriz, diretora teatral, arte-educadora, pesquisadora e diretora artístico pedagógica do Célia Helena Centro de Artes e Educação, participa da palestra e da oficina Artes da Cena – Experiências criativas e multidisciplinares nos meios digitais durante o Encontro Regional Sudeste e Centro-Oeste da Rede Arte na Escola (artenaescola.org.br/encontrosregionais), articulada pelo Instituto Arte na Escola. O evento, gratuito, será transmitido pelo canal do YouTube do Instituto (www.youtube.com/institutoartenaescola) e é um dos acontecimentos que marca a programação do Encontro, entre 23 e 25 de junho.

Na companhia dos professores Marcos Barbosa, Karina Almeida e Joana Dória, todos da equipe do Célia Helena, Lígia Cortez vai compartilhar ações artístico-pedagógicas desenvolvidas pela ESCH no contexto do ensino remoto online, considerando os diálogos estabelecidos entre arte e tecnologia para uma abordagem de procedimentos criativos. Através de experiências multidisciplinares nos meios digitais, os recursos tecnológicos possibilitaram o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem, baseadas na percepção e compreensão das necessidades da sociedade contemporânea, promovendo a elaboração de pensamento crítico, conceitual e artístico.

O Encontro das regiões Sudeste e Centro-Oeste de 2021 terá como tema central Arte & Tecnologia – Teoria e prática na geração de conhecimento. No momento em que estamos vivendo, é preciso reinventar as formas de estudar e trabalhar com arte. O Encontro propõe discutir essas reinvenções – que têm a tecnologia como parte intrínseca – direcionando um olhar especial para as abordagens da arte-educação nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O Encontro Regional Sudeste e Centro-Oeste será sediado pelo Centro Paula Souza- porém, devido à pandemia, toda a programação acontece online. A Rede Arte na Escola ativa o circuito da arte-educação no Brasil há mais de 30 anos, conectando arte-educadores, artistas e interessados no ensino da arte e da cultura brasileira. Hoje são 32 Polos conveniados, localizados em instituições parceiras de 32 cidades e 17 estados do país. Cada Polo desenvolve uma série de ações de formação para educadores, levando em consideração as características regionais do local em que está situado. A cada dois anos, os Polos se reúnem nos Encontros Regionais da Rede Arte na Escola, para socialização de práticas e reflexões acerca das demandas e urgências no ensino de Arte no país. Os Encontros Regionais valorizam a diversidade cultural das diferentes regiões do Brasil e a forma como esta repercute em contextos educativos.

O Encontro das regiões Sudeste e Centro-Oeste é o quarto e último de uma série de outros encontros regionais da Rede Arte na Escola. Em maio, aconteceram encontros nas regiões Norte e Sul. No início de junho, foi a vez da região Nordeste. Todos foram realizados a distância e tiveram alguns eventos abertos ao público em geral.

Essa ação faz parte do Plano Bianual Instituto Arte na Escola – 2020/2021 que tem a apresentação da Lei de Incentivo à Cultura e Iochpe Maxion e a Usiminas é uma das patrocinadoras por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Categorias: Destaques, Notícias