Usiminas

Oficina de pintura com agregado siderúrgico movimenta estande da Usiminas na Expo Usipa

20/07/2017

O Instituto Cultural Usiminas oferece oficina de pintura com agregado siderúrgico no estande da Usiminas, na 29º Expo Usipa. A atividade é ministrada de quarta (19/7) a sexta-feira (21/7), nos horários de 19h30 e 20h30, pela artista Rosane Dias, que mostra ao público o processo para transformar o agregado siderúrgico em tintas com diversos tons. Para participar, basta se inscrever no estande. A oficina está alinhada com a temática do estande da Usiminas na Expo Usipa que, neste ano, apresenta ações sustentáveis, como o programa Caminhos do Vale e o projeto Artefato – Blocos Intertravados. 

Na oficina, Rosane Dias explica como é o processo de transformação e pigmentação do agregado siderúrgico para se tornar tinta. Depois, os participantes recebem telas onde fazem os desenhos livremente e, na sequência, os colorem com a tinta feita com o produto gerado durante o processo de produção do aço, na Usina de Ipatinga. Ao final da oficina, os participantes levam para casa a tela como recordação da atividade.

O público se divertiu com a oportunidade de produzir uma pintura. A professora Alessandra Oliveira participou junto com a filha. “Achei muito interessante a transformação em tintas tão coloridas. A atividade é muito criativa e agrada crianças e adultos”, comentou.

Para aqueles que já têm habilidade com pintura, a oficina foi a descoberta de uma forma sustentável de criação. Gleisilene Batista e seu filho Nicolas Batista, que já gostam de pintar nas horas vagas, produziram belos quadros. “Já gosto de pintar nas horas vagas e participar desta oficina com meu filho foi muito divertido”, disse. Empolgado com o resultado final, Nicolas Batista quer colocar o quadro em lugar de destaque na casa. “Foi muito legal fazer essa pintura. Quero colocar em uma parede na casa bem legal, pra todo mundo ver”, falou.

Para outros, a oficina foi a primeira experiência com uma tela em branco, como no caso de Lígia Carla Brandão. “Nunca sentei para fazer uma pintura na minha vida. Gostei muito desta experiência e achei ainda mais especial por se tratar de um material reaproveitado”, opinou Lígia Carla.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que a atividade de pintura realizada no estande da Usiminas mostra de maneira lúdica uma das diversas maneiras de reaproveitamento do material que sobra no processo de produção do aço. “A oficina de pintura agrega valor ao trabalho já desenvolvido pela Usiminas voltado para a sustentabilidade. A participar da atividade, o público desperta curiosidade sobre o uso deste material e leva para casa uma lembrança especial”, frisa a diretora.

 


Categorias: Notícias