Usiminas

Oficina de Confecção de Pássaros movimenta a Expo Usipa

21/07/2016

foto1

Fotos: Rodrigo Zeferino

O estande da Usiminas na 28ª Expo Usipa está movimentado com a realização de oficinas artísticas gratuitas utilizando o agregado siderúrgico da Usiminas em diferentes formatos. A iniciativa é da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas. A primeira oficina foi ministrada na noite de quarta-feira (20/7), com Confecção de Pássaros com Agregado Siderúrgico, com a pedagoga, artesã e contadora de histórias, Adriane Lima.

Nesta quinta-feira, a pintora e ilustradora Rosane Dias ministra a oficina “Pintura com Agregado Siderúrgico”. Na sexta-feira, a ilustradora Fernanda La Noce fecha a programação educativa com a oficina “Ilustrações com Papel e Aplicação de Agregado Siderúrgico”. São realizadas quatro oficinas por dia, das 19h às 22h, cada uma com 30 minutos de duração. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio estande da Usiminas. As vagas são limitadas.

A primeira oficina, ministrada por Adriane Lima, reuniu dezenas de visitantes à Expo Usipa para um momento lúdico. Utilizando tecido de uniforme da Usiminas, os moldes dos pássaros foram costurados pelos participantes e preenchidos com agregado siderúrgico em pó. Depois de pronto, o pássaro foi colocado em uma pedra de agregado siderúrgico e levado pelas pessoas como lembrança da atividade.

Os participantes elogiaram a oficina. A auxiliar de serviços gerais, Ana Maria dos Santos, que mora em Belo Horizonte, estava visitando a Expo Usipa quando se interessou pela oficina. “Nunca fiz um trabalho assim antes, achei maravilhoso. Adorei”, comentou. A artista plástica Sandra Elen Anacleto disse que a atividade foi interessante para testar suas habilidades com costura. “Gostei muito da oficina. Espero agora praticar mais, pois ela foi muito inspiradora e serviu para me alertar que preciso melhorar com a costura”, brincou.

A aposentada Maria Célia Moreira ressaltou a criatividade da oficina ao usar um material oriundo da produção do aço em algo tão singelo. “Achei muito chique essa oficina. É muita criatividade transformar retalhos de uniforme e material do processo de produção do aço em um lindo pássaro. Gostei demais”, afirmou.

foto3

 

Aproximação

Para a pedagoga e artesão, Adriane Lima, a oficina foi uma forma criativa de aproximar a comunidade da Usiminas por meio do agregado siderúrgico. “Gostei muito dessa oportunidade de falar para o público desse agregado e fazê-lo criar algo para levar pra casa. Pelo contato que tive com o público senti que a atividade aproximou as pessoas da empresa, pois muitos ficaram curiosos quanto ao material utilizado e satisfeitos com o resultado”, avaliou.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, enfatizou a importância da interação lúdica do público com o agregado siderúrgico. “Estamos satisfeitos com a boa resposta da comunidade a essa atividade. Desta forma, eles conhecem de maneira criativa um dos materiais que sobram durante o processo de fabricação do aço na Usina de Ipatinga”, frisou.


Categorias: Notícias