Usiminas

Museu da Pessoa e Usiminas se unem no projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar – Escolas”

09/12/2022

 
O objetivo da iniciativa é orientar professores e alunos de Cubatão sobre a importância da preservação da memória local.

Com o intuito de realizar uma formação de professores do ensino fundamental de Cubatão na metodologia do Museu da Pessoa para que eles executem projetos de memória com seus alunos, foi desenvolvido o projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar – Escolas”, viabilizado com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 20.4741), e apoio do Instituto Usiminas. A formação tem como objetivo construir, organizar e disseminar um projeto de memória da localidade.

O projeto contou com a participação de 5 escolas públicas, cerca de 10 professores e 215 alunos do município. A partir do registro dos relatos que foram ouvidos pelos alunos, os estudantes produziram, com a orientação dos professores, textos e desenhos da história dos moradores convidados para ir até a escola contar as suas histórias de vida.  

Confira um dos trechos das histórias de vida registradas pelos estudantes:

“Começou a namorar por cartas e telefone com uma prima que ele mal conhecia. Narrou entusiasmado: “Eu namorei por carta dois anos, dois anos sem ver ela, que hoje é minha esposa. Vamos fazer 33 anos de casados. Até hoje minha mulher tem as cartas guardadas.” Sidnei Dirceu Soares, 60 anos, nasceu e vive até hoje em Cubatão

Como resultado do projeto, a produção dos alunos foi publicada em um livro “Cubatão, com luta e com afeto” que será distribuído em eventos nos dias 12 e 13 de dezembro, para as escolas do município, os entrevistados, alunos e bibliotecas da cidade. Você pode conferir a versão digital do livro clicando aqui.

No dia 12 de dezembro, o lançamento da publicação “Cubatão, com luta e com afeto”, acontecerá na Unidade Municipal de Ensino João Ramalho, das 14h às 16h. Já no dia 13 de dezembro, será na UME Bernardo José Maria de Lorena, das 09h30 às 11h30. 

“O livro Cubatão, com luta e com afeto expressa o carinho dos professores e alunos pelos moradores que foram até as escolas a pedido dos estudantes para contarem suas histórias de vida. Este encontro foi mágico e possibilitou a produção de textos e desenhos encantadores”, comenta Sônia London, coordenadora educativa do Museu da Pessoa.

Serviço

Evento de encerramento do projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar – Escolas” 

Data: 12 de dezembro de 2022

Horário: 14h às 16h

Local: Unidade Municipal de Ensino João Ramalho (Av. 9 de Abril, 4000 – Vila Nova)

 

Evento de encerramento do projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar – Escolas” 

Data: 13 de dezembro de 2022

Horário: 09h30 às 11h30

Local: Unidade Municipal de Educação Bernardo José Maria de Lorena (Av. Nossa Sra. da Lapa, 785 – Vila Nova)

 

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas.

 

Mais informações:

Museu da Pessoa

Anna Bella Bernardes – anna.bernardes@museudapessoa.org


Categorias: Notícias, Releases