De Frida Kahlo a Elza Soares, passando por outros tantos nomes, como Cleópatra, Clarice Lispector, Fernanda Montenegro e Cora Coralina. Nesta terça-feira, 19 de novembro, acontece a abertura oficial da exposição “Mulheres do Mundo”, no Espaço Usiminas de Arte, localizado no subsolo da Sede.
O projeto surgiu em 2018 durante as aulas de pintura em tela no Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), em Belo Horizonte, ministradas pela artista visual e professora Jônia Vieira. O objetivo é representar mulheres de destaque em diferentes épocas e esferas.
Os trabalhos foram desenvolvidos em encontros semanais por senhoras acima dos 60 anos de idade. Cada aluna/artista escolheu homenagear uma mulher que admira ou com a qual se identifica usando a técnica de pintura acrílica sobre tela.
A ação é também mais um reforço às diretrizes do Programa de Diversidade e Inclusão da Usiminas, como a equidade de gênero e a valorização da pessoa idosa.
Durante a abertura da exposição, no horário do almoço, as artistas estarão na Sede e poderão conversar com os interessados em saber mais sobre as técnicas e as inspirações para a criação das obras.
A exposição estará em cartaz até o dia 19 de janeiro e o Instituto Usiminas oferece visitas mediadas para escolas e grupos interessados. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (31) 3499-9552 ou pelo e-mail institutousiminas@usiminas.com.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
A mostra fica em cartaz de 14 de março a 25 de maio, com entrada gratuita
A galeria de arte do Centro Cultural Usiminas abre a agenda de