Usiminas

Mostra CineCidade levou cerca de 2 mil pessoas para sessões de cinema ao ar livre

21/09/2022
Curtas produzidos por alunos da EMAC, exibidos no Parque Ipanema, estão disponíveis no canal da Mostra CineCidade no Youtube

A Mostra CineCidade deixou a sua marca em Ipatinga, levando a experiência do cinema ao livre com a exibição de filmes brasileiros nas praças da cidade. A estreia presencial do festival gratuito de cinema no município foi entre 2 e 18 de setembro, reunindo cerca de 2 mil pessoas nas comunidades do Imbaúbas, Cariru, Bom Retiro Leste, além do Parque Ipanema, que recebeu uma programação de encerramento especial, no último domingo (18/9). O projeto veio para Ipatinga por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com os patrocínios da Usiminas e Cemig e apoio do Instituto Usiminas. 

 

As sete sessões de cinema contaram com a exibição de 24 filmes, entre eles curtas e longas-metragem, e apresentações do Baque Mulher Ipatinga, do palhaço Petit Gatão, interpretado pelo ator Luis Yuner, e das bandas Davi Fonseca Trio e Loquaz. O público pode acompanhar toda a programação com pipoca grátis. Quase 100kg de pipoca foram distribuídos aos participantes das sessões, tornando os encontros ainda mais especiais.

 

Para os idealizadores e coordenadores da Mostra CineCidade, Anaís Della Croce e Gabriel Murilo, o evento chegou num momento muito importante, no âmbito da retomada dos espaços públicos. “O cinema brasileito apresenta a diversidade do nosso país. É muito simbólico a CineCidade ter sua primeira edição presencial nas praças, propondo a popularização de produções audiovisuais nacionais, incentivando a quem frequenta a conhecer, valorizar e consumir filmes produzidos aqui, que contam a nossa própria história e contribuem com reflexões sobre o contexto que vivemos. Agradecemos a todos e todas que passaram pela CineCidade”, enfatizaram.

 

Produção ipatinguense

Os curtas-metragens dos 30 estudantes de Teatro da Escola Municipal de Artes Cênicas de Ipatinga (Emac) desenvolvidos durante a oficina “Ator-realizador: teoria e criação audiovisual em celular” foram exibidos durante a programação da Mostra CineCidade no Parque Ipanema. Os filmes assinados pelos estudantes da Emac, “Sapiens” (7:03), “O menino Azul” (4:38) e “A maldição do cometa” (5:05), estão disponíveis no canal da Mostra CineCidade no Youtube

 


Categorias: Destaques, Notícias, Releases