Usiminas

Mineração Usiminas promove concurso para estudantes da rede municipal de Itatiaiuçu

13/07/2020

Ação faz parte das iniciativas para marcar os 10 anos da empresa e pretende contribuir com a reflexão sobre a importância da sustentabilidade

“Como você imagina o mundo daqui a 10 anos?”. Esse é o tema do Concurso de Redação e Desenho lançado pela Mineração Usiminas (Musa) na segunda-feira, 6 de julho. A pergunta visa promover, entre crianças e adolescentes, a reflexão sobre a importância das boas práticas, principalmente em relação aos cuidados com o Meio Ambiente, para o futuro do planeta.

A ação, desenvolvida em parceria com o Instituto Usiminas, faz parte do calendário de aniversário da Musa, que completa uma década de história em 1º de agosto. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Itatiaiuçu, o concurso foi levado às instituições de ensino da rede mantida pela Prefeitura, que atende 1.200 alunos na faixa etária contemplada pela iniciativa.

Poderão participar estudantes do primeiro ao quinto ano (desenho) e do sexto ao nono ano (redação). Haverá premiação para os dois primeiros colocados em cada categoria: um notebook e um tablet. Para participar, o aluno deve solicitar o regulamento na escola em que está matriculado e entregar o trabalho no local até o dia 28 de julho. O resultado está previsto para ser divulgado em 4 de agosto, na internet, por meio dos canais digitais da Usiminas e Instituto Usiminas (Instagram: @usiminas.oficial e @institutousiminas; Facebook: @usiminas e @institutousiminas e Fala Aí, Comunidade: 31 9 8395-3435 – WhatsApp).

A secretária de Educação de Itatiaiuçu, Sheila Esteves da Silva, comenta que a iniciativa da Musa vai agregar ainda mais valor ao trabalho que é realizado com os alunos ao longo do ano. “São realizadas diversas atividades para conscientizar nossos meninos e meninas sobre cidadania. E essa é mais uma forma de desenvolvermos o tema, de uma maneira muito interessante e que com certeza vai despertar a atenção de todos. Muito gratificante essa parceria, principalmente neste momento em que não temos a presença física dos estudantes, é mais uma forma de estarmos mais perto deles”, afirma.

O gerente-geral de Sustentabilidade, André Chaves, salienta que formar cidadãos conscientes é um dos caminhos para a construção de um mundo melhor. “E nesse sentido, investir nas novas gerações, dar a elas condições de acesso às informações e incentivá-las a refletir sobre o papel que cada um de nós temos, é fundamental. A Mineração Usiminas quer estar presente nesse processo e por isso fazemos questão de sempre realizar ações envolvendo crianças e adolescentes das comunidades locais”, ressalta.

Filhos de colaboradores

Paralelamente, foi lançado o Concurso de Desenho e Redação também para os filhos/dependentes de colaboradores próprios e terceiros da Mineração Usiminas (Musa). Com o mesmo tema e premiação para as duas categorias, a iniciativa vai abranger as crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 10 anos (desenho) e redação (11 a 14 anos).

Educação Ambiental

Em junho, durante as comemorações do Mês do Meio Ambiente, estudantes da rede pública municipal e filhos de colaboradores da Mineração Usiminas receberam a cartilha “Educação Ambiental em Casa”.

A cartilha, com iniciativas de destaque da Musa para a preservação dos recursos naturais, contém informações sobre fauna e flora da região e passatempos educativos. A publicação está disponível também em formato de livro eletrônico (https://bit.ly/EbookMusa).


Categorias: Destaques, Notícias, Releases