Usiminas

Mineração Usiminas apresenta Festival Igarapé Sabor 2022

06/07/2022
Evento patrocinado pela empresa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, valoriza gastronomia da região, contribuindo para a geração de emprego e renda

A praça Miguel Henriques receberá, a partir desta quinta-feira, 7 de julho, o Festival Igarapé Sabor 2022 – Mestras e seus Temperos. O evento, patrocinado pela Mineração Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é tradicional no município e, além de valorizar a gastronomia da região da Serra Azul, contribui para o fomento da economia, por meio da geração de emprego e renda.

A festa, que segue até domingo, 10, promete movimentar a cidade, colocando a típica comida mineira mais uma vez como protagonista. Por trás dos belos pratos que fazem parte do cardápio da festa estão membros importantes da cultura igarapeense. Com ingredientes cultivados nos quintais de suas casas, essas personalidades mantêm viva a tradição da cozinha afetiva que conecta gerações, incentivando a união das famílias e a preservação da memória gastronômica.

Nomes de destaque no Brasil e em Minas Gerais estarão presentes, como os chefs Renato Lobato, Márcia Nunes, Rosilene Campolina, Leonardo Simim e Américo Piacenza. Os convidados e as mestras proporcionarão ao público excelentes oportunidades de aprendizado, com receitas e dicas de culinária, no palco Mineração Usiminas, que abre espaço também para a criançada, com uma programação especial, o “Saborzinho”.

No total, 19 tendas formarão a Alameda das Mestras, onde o público poderá conhecer e apreciar os pratos do evento. Na Praça das Quitandas, biscoitos, broas, bolos e outros quitutes fritos em tachos ou assados nos fornos gigantes montados no local, completarão a diversidade de sabores do festival.  Haverá ainda atrações artísticas. A expectativa dos organizadores é de que mais de 30 mil pessoas participem do evento nos quatro dias.

A especialista em Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas, Fernanda Morais, destaca a importância de apoiar a iniciativa. “Para a Mineração Usiminas investir na cultura é respeitar a história das pessoas, é contribuir para o seu desenvolvimento social. O Igarapé Sabor é palco de arte, de gastronomia, de alegria, de emprego e renda. É palco das mestras locais, que tanto nos inspiram com o amor que colocam em tudo o que fazem”, declara Fernanda.

Realização e apoios

O Festival Igarapé Sabor 2022 – Mestras e seus Temperos é realizado pela Associação das Mestras da Culinária de Igarapé (Asmeci), com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O evento tem apoio do Instituto Usiminas, da Prefeitura de Igarapé e do Circuito Veredas.

Serviço

Período: 7 a 10 de julho de 2022 (de quinta-feira a domingo) 
Horário: 18h às 23h (quinta e sexta-feira); 8h às 23h (sábado); 8h às 17h (domingo) 
Local: Praça Miguel Henriques, no Centro de Igarapé


Categorias: Destaques, Notícias, Releases