Usiminas

Livro de memórias e receitas do Festival Igarapé Sabor 2023 é lançado

28/09/2023

Publicação integra o projeto patrocinado pela Mineração Usiminas e reforça a preservação da memória gastronômica do município

 

Na última quarta-feira (20/9), a Associação das Mestras da Culinária de Igarapé (Asmeci) lançou o livro de memórias e receitas do V – Festival Igarapé Sabor – Mestras e seus temperos – 2023, realizado neste ano com o patrocínio master da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O evento aconteceu no Hotel Fazenda Igarapés para convidados e apoiadores, e contou com a participação das Mestras da Culinária de Igarapé.

O livro, lançado após o festival, apresenta receitas, memórias afetivas da culinária igarapeense, além de fotos da realização do evento. A publicação pode ser acessada em sua versão digital pelo link na bio do Instagram (@igarapesabor) ou pelo link:  https://encurtador.com.br/ehwV4.

“Estão entre os nossos compromissos valorizar a cultura e o patrimônio das localidades das quais fazemos parte. É o segundo ano consecutivo que a Mineração Usiminas patrocina o Festival Igarapé Sabor, cujos legados são os de dar protagonismo às mestras e suas histórias, fortalecer a economia e a gastronomia local, além de impulsionar o desenvolvimento sustentável na região”, declara a produtora executiva do Instituto Usiminas, Mariana Bernardes, que esteve no evento de lançamento do livro.

 

Tradição no município

O Festival Igarapé Sabor – Mestras e seus Temperos é uma festa popular, realizada na praça Miguel Henriques da Silva, em Igarapé. Na última edição em julho, mais de 50 mil pessoas participaram nos quatro dias de evento.

O evento já é tradição no município e encantou a todos com a típica comida mineira. Por trás dos belos pratos do cardápio, estavam membros importantes da cultura igarapeense. Com ingredientes cultivados nos quintais de suas casas, essas personalidades mantêm viva a tradição da cozinha afetiva que conecta gerações, incentivando a união das famílias e a preservação da memória gastronômica.


Categorias: Destaques, Notícias