Usiminas

Lar dos Idosos de Itatiaiuçu recebe Arraial Itinerante do Instituto Usiminas

15/07/2021

Inspirada nas festas de São João, Circuito Comunidade vai passar pelo Centro da cidade e estacionar no Lar de Idosos Santa Luísa de Marillac

Alegria e inclusão são combustível do Circuito Comunidade do Instituto Usiminas quando o assunto é levar arte e cultura para quem não pode contemplá-las pelas ruas de Itatiaiuçu (MG). Pela primeira vez, o público da ação itinerante será composto também os residentes do Lar de Idosos Santa Luísa de Marillac. Neste domingo (18/07), das 9h às 12h, o minitrio vai iniciar o seu percurso pelo Centro da cidade e encerrar o show de música instrumental dentro da instituição de acolhimento, seguindo todos os protocolos de prevenção Covid-19. O Circuito Comunidade tem o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Arraial Itinerante do Circuito Comunidade, pela segunda vez em Itatiaiuçu, vai levar a animação das festividades de São João, com o show dos músicos Guilherme Guimarães (acordeon) e Ralfe Luiz (violão). A apresentação, que na entidade será restrita aos residentes da instituição de acolhimento, terá no repertório canções de xote, baião, xaxado, toada, quadrilha e muito mais. O público poderá contemplar o Circuito Comunidade no Centro de Itatiaiuçu ou pelas redes sociais do Instituto Usiminas: Instagram (@institutousiminas) e Facebook (facebook/institutousiminas). 

Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o Circuito Comunidade tem como propósito a inclusão, atendendo quem tem a oportunidade de contemplar atrações culturais. “Sabemos que o público institucionalizado está entre os que mais sofrem com as medidas de distanciamento social. Vamos levar o nosso Arraial Itinerante, com toda a emoção e alegria das festas julinas, para proporcionar mais leveza e entretenimento aos moradores da cidade e, em especial, aos idosos do Lar”, enfatiza Penélope.  

Em 2021

O Circuito Comunidade chega à Itatiaiuçu pela quarta vez em 2021. A estreia da ação itinerante neste ano foi em abril, com o show da Lira São Sebastião para celebrar o aniversário da cidade. Em maio, as comunidades de Quintas da Boa Vista, Curtume e Samambaia receberam a edição especial pelo Mês das Mães, voltado para as mulheres e mães da cidade, com as atrizes Micheline Monteiro e Dominique Macbé com a performance “Sobre Mulheres”. 

No último mês, foi a vez da contadora de histórias Flora Manga espalhar “Sementes de Sustentabilidade” com histórias sobre a preservação do meio ambiente. Por onde passou, o Circuito Comunidade presenteou os moradores de Itatiaiuçu com mudas de plantas e árvores.  O Instituto Usiminas e a Mineração Usiminas vão levar novas edições do Circuito Comunidade para Itatiaiuçu, uma vez ao mês.


Categorias: Notícias