Na sexta-feira, 15 de julho, o Instituto Usiminas promoveu uma tarde especial na Associação Educativa e Cultural de Igarapé (Assecig), entidade patrocinada pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Ao todo, 80 crianças participaram do encontro e receberam de presente livros das escritoras Raquel Vieira e Patrícia Limeres.
A equipe do Instituto Usiminas preparou, além da contação de história, uma doação de 150 obras literárias diversas para o acervo da biblioteca da Assecig. A ação realizada está alinhada com os objetivos do Instituto, de fomento à educação e incentivo ao hábito da leitura como potencial para o desenvolvimento intelectual, cultural e social das pessoas. O Instituto Usiminas mantém na cidade de Ipatinga (MG), nas dependências do Centro Cultural Usiminas, a Biblioteca Central de Idéias, que possui 19 anos de existência.
De forma leve e muito lúdica, a contação da história “Pedro Malasartes e o Rapto da Princesa Isabel” ficou por conta da Flora Manga, personagem interpretada pela escritora e atriz Raquel Vieira. As crianças ficaram encantadas e, ao final da apresentação, fizeram questão de pedir autógrafos à artista, nos livros que ganharam.
Para a coordenadora e uma das fundadoras da Assecig, Cássia Conrradi, a ação realizada na última sexta-feira foi memorável, reafirmando a importância da prática da leitura e da arte-educação. “Estamos muito felizes. Agradecemos à Mineração Usiminas e ao Instituto Usiminas por todo apoio. Tenho certeza de que esse momento ficou gravado no coração de cada criança e professor que esteve conosco”, declara Cassia.
A diversão não parou por aí. Os alunos de hip hop da Assecig prepararam uma apresentação dinâmica e contagiante, que fez com que todos se sentissem convidados a dançar. Com sabor de infância, um lanche encerrou o encontro, selando a importância das parcerias em prol do desenvolvimento local.
Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, “Levar alegria e recursos para contribuir para uma educação de qualidade, por meio da cultura, literatura e da arte, é efetivamente trabalhar em rede em benefício de todos. Essa ação, em especial, que envolve contação de histórias e doação de livros, reforça o nosso compromisso de estar ao lado das comunidades, construindo, juntos, o nosso futuro”, comenta.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
A mostra fica em cartaz de 14 de março a 25 de maio, com entrada gratuita
A galeria de arte do Centro Cultural Usiminas abre a agenda de