Usiminas

Instituto Usiminas investiu R$ 12,8 milhões em 2018

28/12/2018

Valor destinado a projetos nas áreas de cultura, esporte e social dobrou em relação a 2017

 

No ano em que completa 25 anos, ações para a comunidade, atividades de formação, educação ambiental, atrações culturais, incentivo ao esporte e ações sociais marcaram as realizações do Instituto Usiminas em 2018. Importante ferramenta de responsabilidade social nas cidades onde a Usiminas atua, o Instituto é responsável pela política de investimentos sociais da Usiminas, além da gestão de dois importantes equipamentos culturais em Ipatinga (MG), o Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin.

Em 2018, o Instituto Usiminas foi responsável por direcionar mais de R$ 12,8 milhões a 64 projetos de cultura, esporte e sociais, por meio das leis de incentivo federais e estaduais de Minas Gerais e São Paulo, beneficiando milhares de pessoas. O total investido foi o dobro do valor destinado em 2017. 

Entre os destaques em Ipatinga (MG), o Instituto apoiou a obra de restauração da Academia Olguin, bem tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade. As intervenções, iniciadas em agosto deste ano, irão dotar novamente o espaço de condições técnicas para apresentações cênicas, além de melhorias estruturais. No esporte, destaque para a realização da Corrida do Aço que, neste ano, contou com a participação de mais de 3 mil pessoas, num evento totalmente gratuito e que promoveu a saúde e o bem-estar. No Centro-Oeste de Minas Gerais, o Instituto Usiminas direcionou recursos para apoio ao projeto da Associação dos Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região, proporcionando a qualificação profissional de um grupo de 23 artesãos do município.

Em São Paulo, o patrocínio a vários projetos levou oportunidade e acesso à cultura e ao esporte para as comunidades. Em Santos (SP), o projeto Feito à Mão promoveu a capacitação das pessoas ao apresentar a arte e a técnica da cerâmica, em um ateliê montado na Fábrica Cultural. No esporte, Santos e Bertioga (SP) receberam o Circuito das Praias, evento que realizou duas etapas de corridas por trilhas litorâneas.

Para levar o teatro a mais pessoas, o Instituto firmou parceria também com o Teatro Móvel Solar, primeiro teatro móvel solar do Brasil. O projeto “estacionou” nas cidades de Cubatão (SP), Guarulhos (SP) e Taubaté (SP) e promoveu atividades gratuitas como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. Outro destaque no esporte em São Paulo foi o apoio ao Centro de Formação Taekwondo, que ofereceu a modalidade gratuitamente para o público infantil e jovem da rede pública de ensino em Guarulhos (SP).

Espaços culturais

Em Ipatinga (MG), os espaços culturais geridos pelo Instituto Usiminas, Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, receberam em 2018 cerca de 143 mil pessoas em mais de 500 atividades diversificadas, como espetáculos, cursos, atividades educativas, palestras e exposições. Entre os eventos, destaque para o Salão do Livro Vale do Aço e para o Projeto Série MPB, que levou ao Teatro do Centro Cultural Usiminas shows de Lenine, 14 Bis, Sidney Magal e Renato Teixeira.

A Série Espetáculo de Teatro, que contou com a realização do Instituto Usiminas e patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, trouxe ao Teatro do Centro Cultural as peças “A Visita da Velha Senhora”, com Denise Fraga e Tuca Andrada, e “Que tal Nós Dois?”, com Carolina Ferraz e Otávio Martins. Entre as exposições, destaque para “Candido Portinari – Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga”, “A Política das Imagens” e “O Grande Vizinho” (em cartaz até o próximo dia 4 de fevereiro). Modernos e bem equipados, os espaços culturais Usiminas receberam em 2018 investimentos constantes, com novos equipamentos e melhorias estruturais, o que os torna referência para realização de eventos diversos.  

Ação Educativa

Em 2018, a Ação Educativa do Instituto Usiminas chegou a marca de 15 anos de atuação com programas voltados para públicos de todas as idades. Desde sua criação, em 2003, mais de 440 mil pessoas já foram beneficiadas com atividades gratuitas para escolas e famílias. Em 2018, a Ação Educativa atendeu cerca de 37 mil pessoas de 229 instituições, de 50 cidades do Colar Metropolitano do Vale do Aço, além de outras regiões de Minas Gerais. O público alcançado neste ano pelas atividades da Ação Educativa foi 33% maior do que em 2017, quando cerca de 28 mil pessoas foram atendidas. 

A cada semestre, uma grade de programação é divulgada e as famílias e as escolas podem se organizar para participar das atrações ao longo dos meses. Nela, o público encontra os seguintes programas: Série Espetáculos Didáticos, Arte em Família, Visitas Teatralizadas, Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores, Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, Visitas Orientadas às Exposições de Arte, além de programações especiais com atividades.

Desde 2017, a Ação Educativa executa novos programas, lançados pelo Instituto Usiminas, voltados para a educação ambiental e que possibilitaram a aproximação das empresas do Grupo Usiminas com a comunidade. Ipatinga ganhou o projeto “Aventura no Viveiro”, que promove um rico momento de descontração e aprendizado no Viveiro de Mudas da Usiminas.  Paralelo a essas ações nasceram também os projetos “Conhecendo a Usiminas” e “Conhecendo a Usiminas Mecânica”, em Ipatinga, o “Conhecendo a Mineração Usiminas”, em Itatiaiuçu (MG), e o “Conhecendo a Soluções Usiminas”, em Cabo de Santo Agostinho (PE). A proposta das visitas é apresentar o processo de produção dessas indústrias de maneira lúdica, utilizando a contação de história como ferramenta, seguida de uma atividade prática de pintura.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, comemora as realizações do ano de 2018. “Neste ano, vários projetos novos reforçaram ainda mais a atuação do Instituto como ferramenta de responsabilidade social nas cidades onde a Usiminas se faz presente. Encerramos o ano com números positivos e um investimento crescente em projetos que proporcionam bem-estar, qualidade de vida e formação para as pessoas. Em 2019, queremos avançar cada vez mais no sentido de estreitar laços com as comunicadas onde atuamos”, declara a diretora.


Categorias: Destaques, Notícias