Usiminas

Instituto Janeth Arcain entrega kits esportivos para participantes de projeto

15/05/2021

Iniciativa liderada pela campeã mundial e ex-jogadora de basquete Janeth Arcain conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas.

Os 100 participantes do projeto “IJA nas Escolas”, de Cubatão (SP), ganharam mais um incentivo para os treinos de basquetebol: kits esportivos, contendo camiseta, agasalho, meias, squeeze e máscara. As crianças, adolescentes e seus familiares receberam os materiais diretamente das mãos da campeã mundial, duas vezes medalhista olímpica pela Seleção Brasileira de Basquetebol e ex-jogadora, Janeth Arcain. A entrega foi realizada na tarde do último sábado (08/05), no Ginásio Pita, em Cubatão. 

Com o projeto patrocinado pela Usiminas, e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Instituto Janeth Arcain visa o desenvolvimento social e a formação integral de crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, de escolas da rede pública de Cubatão com aulas gratuitas de basquete.

Segundo Janeth Arcain, os materiais esportivos são mais um importante aliado na formação dos atletas. “Fiquei muito feliz de ver os nossos alunos e suas famílias ‘em peso’ para receber os kits que preparamos com tanto carinho. Continuamos com as aulas on-line, de preparação de performance, até podermos ter as crianças e adolescentes treinando juntos em quadra novamente”, comentou a ex-atleta.
 
Representatividade

Para a estudante Luana Pereira Ramos da Silva, de 17 anos, que há 10 anos participa do IJA nas Escolas, o principal privilégio de fazer parte do projeto é aprender o esporte com uma mulher que tem um legado como o de Janeth Arcain. “É maravilhoso fazer parte dessa equipe e receber o incentivo da Janeth. Estou aqui desde os 7 anos de idade e ela é um exemplo pra mim”, contou Luana. 
 
“Temos muito orgulho de incentivar um projeto como o da Janeth Arcain que, sem dúvida alguma, é um grande exemplo para as meninas e mulheres de várias gerações. O legado de conquistas e vitórias dela, de mais de 24 anos no basquete, são valiosos para as crianças que participam das atividades do Instituto Janeth Arcain”, reforçou a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal.

Basquete on-line

Em função da pandemia, as atividades do Instituto Janeth Arcain são realizadas por meio de plataforma on-line. As aulas são planejadas com exercícios que possam ser feitos em qualquer espaço disponível, com materiais acessíveis a todos. Neste semestre, as atividades visam o desenvolvimento da coordenação motora geral e de capacidades físicas, como velocidade e agilidade, além de ensinar fundamentos do basquete, como molde de arremesso, drible e rebote.


Categorias: Destaques, Notícias