Usiminas

Instituto do Teatro Brasileiro forma profissionais para áreas de cultura em Ipatinga

26/09/2022
Projeto patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, promove a formação de 40 técnicos de luz, som, palco e produção

O trabalho contínuo de formação e fomento da área cultural realizado pela Usiminas e Instituto Usiminas ganhou mais um capítulo importante, com a formação de 40 pessoas, com registros profissional nas áreas técnicas luz, som, palco e produção cultural.  A oportunidade foi ofertada por meio do programa PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, em Ipatinga. A formação integra o projeto do Instituto do Teatro Brasileiro (ITB), que conta com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio do Instituto Usiminas.

Começar uma nova profissão, ou aprimorar a carreira na área cultural e aprender teoria e prática com profissionais renomados no cenário nacional. Essas foram algumas oportunidades alcançadas pelos quase 40 formandos da primeira turma, concluída neste mês. Do sonho de um dia poder fazer um curso de Teatro até obter uma formação para atuar nos bastidores de um espetáculo, como técnica de luz. A auxiliar de serviços gerais Marlene Alves de Aquino Marinho, moradora da comunidade Vila da Paz, nem imaginava um dia poder percorrer essa trajetória. “Agora eu tenho uma nova profissão e sou muito grata à Usiminas e toda equipe do Instituto Usiminas e do ITB por me receberem tão bem. A experiência que vivenciei durante o estágio foi inesquecível. Estou muito feliz”, revela Marlene, que trabalhou nos bastidores de espetáculos como o musical Turma da Mônica, entre outros.

Déborah Braga Alves, formada em Técnica de Produção Cultural pelo PTAC, já atuava com produção cultural há 20 anos. Aprendeu com a prática a atender as necessidades dos bastidores de shows musicais e logística, que agora soma-se ao conhecimento teórico obtido com a formação. “Foram cinco meses de muito conhecimento, partilhas e alegrias. Tive a honra de ter  aulas com grandes nomes do cenário cultural do país e trabalhar em espetáculos como Irmãos Caldi, Turma da Mônica e o musical Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem. Essa vivência está abrindo mais portas para fazer a produção local de outras atrações na região. Agradeço imensamente a oportunidade”, conclui Deborah.

Oportunidade

Os novos profissionais foram diplomados durante cerimônia de formatura realizada no dia 11/9, no Teatro Zélia Olguin. Com duração total de 96 horas de aulas e 40 horas de atividades práticas, o programa ofereceu formação profissionalizante nas áreas de luz, som, técnicas de palco e produção. As aulas tiveram formato híbrido, presencialmente nos equipamentos do Instituto Usiminas, e online por meio de plataforma digital. Além do certificado de participação do ITB, os formandos receberam o registro profissional.

Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o resultado do projeto fortalece a cena cultural de Ipatinga, movimenta a economia criativa e gera oportunidade de emprego e renda. “Temos a alegria de receber novos talentos para área cultural e de ter oferecido nossos equipamentos como espaços de aperfeiçoamento. Nossa região agora possui mais profissionais habilitados, aptos a atenderem toda demanda da área, que cresce cada vez mais e movimenta a economia criativa, que é muito importante para o desenvolvimento local”, enfatiza Penélope.

 


Categorias: Destaques, Notícias, Releases