Usiminas

Instituto Cultural Usiminas receberá ensaios da Orquestra de Câmara do Vale do Aço em 2018

05/02/2018

 

Ensaios serão realizados no Centro Cultural Usiminas às segundas e
quartas-feiras; um em cada mês deverá ser aberto ao público.

 

O Instituto Cultural Usiminas anuncia para 2018 uma parceria inédita com a Orquestra de Câmara do Vale do Aço. A partir deste mês, o Centro Cultural Usiminas vai abrigar os ensaios regulares da Orquestra, uma iniciativa que visa fomentar ainda mais a música instrumental no Vale do Aço. Estão previstos 76 ensaios da Orquestra nas dependências do Centro Cultural Usiminas, sempre nas noites das segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h. Além dos ensaios, sete apresentações da Orquestra estão confirmadas para 2018.

Visando aproximar o público dos concertos e da linguagem da música clássica, os ensaios da Orquestra serão abertos aos interessados uma vez por mês, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, gratuitamente. As pessoas terão a oportunidade de ver de perto a formação de uma Orquestra de Câmara, ter contato com os músicos e com o maestro e, ainda, apreciar uma boa música.

Quem não esconde a satisfação em acolher os ensaios da Orquestra é a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal. “Estamos muitos felizes em poder firmar esta parceria e contribuir para a formação artística no Vale do Aço. O Centro Cultural é, naturalmente, um espaço para os talentos; e nada mais alinhado com a nossa missão do que abrir as nossas portas para receber a Orquestra de Câmara do Vale do Aço e seus ensaios regulares”, pontua.

O maestro da Orquestra, Vinicius Saturnino Chaves, diz que poder realizar os ensaios no Centro Cultural Usiminas é um sonho de muitos anos. “Nos sentimos honrados com a parceria firmada para 2018 junto ao Instituto Cultural Usiminas. Estarmos sediados nas dependências do Instituto é a realização de um sonho. A parceria mostra o carinho do Instituto com a nossa Orquestra e a real preocupação da Usiminas em preservar e ampliar o patrimônio cultural por meio da música”, destaca o músico.

Orquestra de Câmara Vale do Aço

A Orquestra de Câmara do Vale do Aço tem 18 anos de existência e conta com 25 a 30 músicos, em média, em suas apresentações. Os instrumentos tocados por eles são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone e percussão. Em alguns eventos, há presença de um pianista convidado. 

O repertório das apresentações da Orquestra é variado e passa por trilhas de cinema, músicas em homenagem às mães, temas de festas juninas, choros brasileiros e canções nacionalistas, além de canções natalinas.


Categorias: Notícias, Releases