Usiminas

Instituto Cultural Usiminas promove ações com palhaços em hospitais da FSFX

04/10/2018

Instituto HAHAHA faz visitas e ações com palhaços profissionais durante os meses de outubro e novembro

 

Levar a saúde por meio do riso, provocar reflexões e humanizar as relações e o olhar mais amplo no ambiente hospitalar. Essa é a proposta de uma ação que une cultura e saúde, em Ipatinga. O Instituto Cultural Usiminas promove nos meses de outubro e novembro, em parceria com a Fundação São Francisco Xavier, ações nas unidades do Hospital Márcio Cunha com palhaços do Instituto HAHAHA.

As atividades fazem parte do Expresso HAHAHA que proverá “Visitas Besteirológicas”, “palhestras”, oficina, espetáculo e cortejo. Toda a programação é gratuita. O projeto tem patrocínio da Usiminas e Drogaria Araujo, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. E essa é a segunda vez que o Expresso estaciona em Ipatinga. Em 2017, outras ações foram desenvolvidas na cidade.

Nas primeiras visitas realizadas nesta semana, mais de cem pessoas receberam a visita dos palhaços que passaram pela Oncologia Pediátrica, UTI Neonatal, Pediatria e Internação da Pediatria. Os artistas do Instituto HAHAHA também dividiram suas experiências com colaboradores da FSFX em uma “Palhestra”. Na oportunidade, os artistas compartilharam a gênese da criação da palhaçaria em ambientes vulneráveis e a trajetória do riso na humanidade.

As visitas hospitalares são as atividades com mais impacto para as crianças e adolescentes hospitalizadas. A intervenção está sendo realizada leito a leito, duas vezes por semana, na pediatria dos Hospitais da Fundação São Francisco Xavier. Você pode imaginar os benefícios? Uma pesquisa mostra resultados surpreendentes: 85,4% das crianças apresentam evidências clínicas de melhora e 89,2% ficam mais colaborativas com os profissionais da saúde.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que a parceria com o HAHAHA e FSFX tem o objetivo de levar arte e alegria ao ambiente hospitalar. “É uma alegria pode viabilizar essas ações. Esperamos que nesses dois meses, a presença do HAHAHA possa contribuir positivamente para pacientes e equipe das unidades atendidas”, declara.

Sobre o Instituto

O Instituto HAHAHA é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, formada por artistas, gestores culturais e profissionais da saúde. A atuação principal consiste em intervenções artísticas duas vezes por semana, durante todo o ano, para crianças e adolescentes hospitalizados em cinco hospitais que atendem leito SUS em Belo Horizonte (Santa Casa BH, Hospital das Clínicas – UFMG, Baleia, João XXIII e Hospital Infantil João Paulo II). Desde a fundação do Instituto em 2012, mais de 443.523 mil pessoas tiveram a experiência da alegria com os palhaços profissionais. 


Categorias: Destaques, Notícias, Releases