Usiminas

Instituto Cultural Usiminas celebra o mês do livro

09/05/2018

Diversas ações foram realizadas nas empresas Usiminas em comemoração à data

 

A leitura é um hábito que só traz benefícios para a vida das pessoas, e o Instituto Cultural Usiminas é grande incentivador desse hábito.  Em abril se comemorou o Dia Mundial do Livro (23/04) e várias ações foram realizadas durante o mês para os colaboradores da Usiminas. A data é muito significativa para o Instituto, que é responsável pela gestão de cinco espaços de leitura nas unidades da empresa.

Na Usina de Cubatão (SP), que possui 5 pontos de leitura, os colaboradores tiveram um momento especial na hora do almoço com a presença da contadora de histórias e bibliotecária Maria Angélica Santos, que narrou a história “O Segredo da Lagartixa”, dos autores Lecticia Dansa e Salmo Dansa. Com uma linguagem simples e poética, a história transmitiu uma mensagem de solidariedade, amor e amizade, contada em três restaurantes da Usina.

Já na Usina de Ipatinga (MG), onde está localizada a Biblioteca Central de Ideias, os colaboradores participaram da troca de livros e concorreram a brindes. Marinete de Souza, Técnica de Pesquisa, é frequentadora assídua do espaço e participou das ações. “É uma alegria comemorar essa data e motivo de orgulho ter uma Biblioteca dentro da empresa que trabalho. Quando eu conto para as pessoas, elas ficam surpresas”, ressalta.

Na Sede da Usiminas, em Belo Horizonte (MG), os colaboradores participaram de um sorteio de livros e brindes, e o Espaço de Leitura Usiminas recebeu a equipe da Livraria Saraiva para venda de obras de diversos gêneros com desconto. E as comemorações não pararam por aí; os leitores que mais fizeram empréstimos também foram homenageados. Gabriela Lemos, Analista de Processos, foi um deles. Ela contou de onde veio o amor pelos livros. “Herdei da minha mãe a paixão pela leitura e, com muito orgulho, consegui passar também aos meus filhos. Adorei a criação do Espaço de Leitura aqui na Sede. Sempre que posso, levo novas ‘aventuras’ para casa. Para nós, ler é um grande prazer”, diz Gabriela.

A Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu (MG), contou com a participação dos colaboradores num sorteio e troca de livros. Assim como em outras unidades, o incentivo à leitura é realizado por meio da “Sala de Leitura”, inaugurada através de uma parceria com o SESI/MG. Filipe Henrique Ferreira Silva, Técnico de Manutenção da Mineração Usiminas, também é escritor e dedicou-se por dois anos para escrever seu primeiro livro, “O Olhar da Alma”, título que, segundo ele, demorou a ser elaborado, mas que define bem o contexto do livro, classificado no gênero de autoajuda. “Meu intuito é fazer com que as pessoas se reencontrem e busquem viver com mais vigor e determinação com aquilo que têm”, declara.

A data também foi celebrada no CEA – Centro Empresarial do Aço, em São Paulo, e em todas as unidades da Soluções Usiminas, por meio de um sorteio de livros e brindes. Guarulhos (SP) e Santa Luzia (MG) possuem espaço de leitura dentro das unidades, implantados em parceria com o SESI/SP e SESI/MG. Em Porto Alegre (RS), também tem o espaço, que é gerenciado pela própria unidade.

Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas, fala da importância das ações e do trabalho realizado para incentivar os colaboradores a desenvolverem o hábito da leitura. “Contribuir para a inclusão, formação e desenvolvimento humano faz parte da missão do Instituto Cultural Usiminas. E nós, que acreditamos no poder transformador dos livros, não poderíamos deixar de comemorar essa data com os nossos colaboradores”, enfatiza.

Biblioteca Central de Ideias para comunidade

Para a comunidade, o Instituto Cultural Usiminas possui uma Biblioteca em Ipatinga (MG), a Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas. Referência no Vale do Aço, o espaço completou 13 anos de fundação no dia 28 de abril. Para celebrar a data, uma programação especial e totalmente gratuita foi oferecida durante todo o mês de abril, com oficina de criação de marcador de páginas, troca de livros, contação de histórias, Arte em Família, premiação dos 5 leitores destaques de 2017 e um concurso de poesia.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases