Usiminas

Inscrições abertas para atividades da Ação Educativa

09/04/2018

Programação inclui eventos gratuitos para família e estudantes

 

Estão abertos os agendamentos para as atividades que fazem parte do programa Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas. Os interessados podem realizar as inscrições a partir desta semana para o “Conhecendo a Usiminas Mecânica”, “Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias”, “Arte em Família”, “Curso de Artes Visuais” e “A História vai ao Cinema”. Quatro dos cinco eventos são gratuitos e voltados para estudantes e famílias. Toda a programação é realizada pelo Instituto Cultural Usiminas, com o patrocínio da Usiminas, Sada, Massas Vilma, e apoio da Líder Indústria Mecânica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No dia 10 de abril, será realizado no Centro Cultural Usiminas o “Curso de Artes Visuais”, ministrado pela designer mineira Fernanda La Noce. Na oportunidade, os participantes terão a oportunidade de estimular a criatividade utilizando reflexões e práticas de uso de imagem nas artes visuais por meio de técnicas e materiais diversos, como desenho, pintura, colagem, gravura e fotomontagem, ilustração e suas possibilidades.

Com o objetivo de proporcionar às escolas do Vale do Aço e comunidade uma agenda de exibições de cinema de média e curta metragens, o Instituto Cultural Usiminas oferece em parceria com o jornalista Sávio Tarso o programa “A História Vai ao Cinema”. O encontro será realizado no dia 26 de abril no Teatro Zélia Olguin, às 9h, 14h e 19h. O objetivo principal da atividade é proporcionar momentos de conexão entre a arte e a educação, por meio do cinema, debatendo com os participantes temas relevantes da atualidade, como globalização, xenofobia, racismo, ética, política e cidadania.

Para quem deseja participar de uma atividade bem divertida junto à família, será realizada no dia 28 de abril o “Arte em Família”. A oficina já é tradicional na programação da Ação Educativa e vem atraindo muitos participantes. Com o objetivo de aproximar crianças e adultos do universo das artes, a atividade será realizada às 15h, no Centro Cultural Usiminas. A atração é indicada para todas as idades e envolve momentos de interação, socialização e recreação por meio de atividades lúdicas que desenvolvem a criatividade.

O “Conhecendo a Usiminas Mecânica” será realizado em dois horários no dia 8 de maio. A atividade é uma visita interativa à planta da Usiminas Mecânica, em Ipatinga, para que estudantes possam ver de perto a transformação do aço em diversos itens utilizados no nosso dia a dia, como estruturas metálicas, pontes, viadutos, vagões, etc. Por meio de uma contação de histórias e visita às áreas da empresa, a atriz Raquel Vieira mostra de maneira lúdica como o aço e suas aplicações estão presentes em nosso cotidiano. Após a visita, alunos e professores colocam em prática tudo que aprenderam e viram durante a visita, participando de uma oficina de pintura ministrada pela artista Rosane Dias.

O público também pode se inscrever no “Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias” que acontece nos dias 9 e 10 de maio. Na ocasião os participantes farão uma visita pela Biblioteca juntamente com a atriz Raquel Vieira, que contará uma história e conduzirá os participantes para um momento de aprendizado sobre o universo da literatura. Este é um programa permanente da Ação Educativa, cujo objetivo é formar público leitor e estimular crianças e adultos a conhecerem autores e clássicos da literatura nacional e internacional.

“Temos alegria em oferecer atividades diversas para a comunidade, atendendo as famílias e escolas da região. Temos a certeza que estamos no caminho certo, contribuindo para a formação e desenvolvimento humano do público que participa da nossa programação”, declara a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal.

Serviço:

10/4

Curso de Artes Visuais

Local: Centro Cultural Usiminas

Horários: 9h às 11h e 15h às 17h

Duração: 2h

Classificação: adolescentes e adultos

Valor da inscrição: R$ 70 por aula avulsa, incluindo todo material necessário.

28/4

Arte em Família

Local: Centro Cultural Usiminas

Horário: 15h

Duração: 1h30

Classificação: livre

Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa. Confira no site institutousiminas.com e pelo telefone 31 3824 3731, no mês de cada atividade, o tema que será oferecido.

9 e 10/5

Contação de história na Biblioteca Central de Ideias

Local: Biblioteca Central de Ideias

Horários: 9/5: 9h, 14h e 19h – a sessão de 19h é aberta ao público em geral

              10/5: 9h e 14h

Duração: 1h

Classificação: livre

Agendamento escolar na Ação Educativa, a partir do dia 6 de abril pelo telefone: 31.3824.3731

8/5

Conhecendo a Usiminas Mecânica

Local: Usiminas Mecânica

Horários: 8h e 14h

Duração: 3h

Classificação: acima de 10 anos

Agendamento escolar na Ação Educativa, a partir do dia 6 de abril pelo telefone: 31.3824.3731

26/4

A História Vai ao Cinema

Local: Teatro Zélia Olguin

Horários: 9h, 14h e 19h

Duração: 1h30

Classificação: acima de 12 anos

Agendamento escolar na Ação Educativa, a partir do dia 27 de março pelo telefone: 31.3824.3731


Categorias: Notícias, Releases