A inauguração das luzes de Natal de Ipatinga (MG) será no dia 17 de novembro (quarta-feira), no Centro Cultural Usiminas, às 20h, no Jardim Externo. A entrega será marcada por uma Cantata de Natal com a Orquestra de Câmara Vale do Aço e o Coral São Francisco Xavier, com entrada gratuita. No repertório, canções clássicas do período natalino nacionais e internacionais. A iniciativa que vai tornar Ipatinga uma Cidade Luz é patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realizado pelo Seminaluz e Hibridus Dança, com apoio do Instituto Usiminas, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e da Cênika Eventos.
O projeto “Seminaluz 13ª edição Mostras Culturais” contará com quatro pontos de iluminação na cidade. Mais de 100 mil lâmpadas serão usadas para iluminar o Centro Cultural Usiminas, o Centro de Memória Usiminas, o Centro Cultural da Prefeitura Municipal de Ipatinga e o Parque Ipanema.
PROGRAMAÇÃO
A programação de inauguração das Luzes de Natal segue no dia 24 de novembro (quarta-feira), às 20h, no Centro de Memória Usiminas e também contará com uma apresentação cultural. No dia 26 de novembro (sexta-feira) será a vez do Centro Cultural da Prefeitura Municipal de Ipatinga, localizado no prédio da Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, às 19h, e contará com Cantata de Natal dos alunos da Escola Municipal de Artes Cênicas (EMAC), Escola Municipal de Canto e Música TOM e Arte-Educadores da Rede Municipal de Ensino.
Cartão postal de Ipatinga, o Parque Ipanema recebe o acendimento das luzes de Natal, no dia 2 de dezembro, às 19h. O evento de entrega terá Cantata de Natal com a participação de alunos da Escola Municipal de Artes Cênicas (EMAC) Escola Municipal de Canto e Música TOM e Arte-Educadores da Rede Municipal de Ensino. Durante o Acendimento das Luzes terá a tradicional chegada do Papai Noel que receberá o público para fotos em sua conhecida casinha. A programação contará também com a presença do DJ Pablo.
A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, destaca as importantes contribuições do projeto para a cidade. “Ao promover a iluminação de Natal, o projeto oferece uma formação em iluminação para novos profissionais, movimenta a cadeia cultural e econômica por meio do turismo neste período. Para a Usiminas e o Instituto Usiminas o patrocínio e apoio ao projeto desde sua primeira edição é motivo muito orgulho”, salienta a diretora.
SOBRE O PROJETO
A iluminação dos quatro espaços é resultado de uma das ações propostas no projeto 13ª edição do projeto Seminaluz – Mostras Culturais, em Ipatinga. Seis bolsistas foram previamente selecionados para se dedicarem a estudos com profissionais de iluminação cênica e entregar como resultado as luzes de Natal. O projeto promoveu ainda oficinas técnicas e oficinas culturais de viola caipira, preparação corporal, interpretação teatral e produção cultural para a comunidade.
O Seminaluz realizou também uma convocatória de artistas e produtores culturais para comporem uma programação cultural no Parque Ipanema, em dezembro. A equipe é composta por: Diretor Artístico e Curador: Morrison Deolli; Coordenador de produção: Wenderson Godoi; Produtora: Jany Francisca; Assistente de produção/ social media: Rômulo Amaral; Assistente Administrativa: Priscila de Paula; Coordenador de Comunicação: Luciano Botelho; Assessoria Jurídica: Ricardo Fernandes; Design Gráfico/Site: FIP Design.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
A mostra fica em cartaz de 14 de março a 25 de maio, com entrada gratuita
A galeria de arte do Centro Cultural Usiminas abre a agenda de