Usiminas

III Feira de Turismo recebe 4 mil pessoas

02/10/2017

Programação ofereceu oficinas, palestras, gastronomia, atrações culturais e oportunidades de negócio

 Um encontro do turismo regional em suas várias vertentes. Assim foi a terceira edição da Feira de Turismo do Vale do Aço, atraiu cerca 4 mil pessoas ao Centro Cultural Usiminas, entre os dias 27 e 30 de setembro. O evento que visa fomentar discussões sobre formas de ampliação do potencial turístico do Vale do Aço e mostrar o que já é feito no segmento, promoveu palestras, oficinas, gastronomia, oportunidades de negócio, além de atrações culturais.

Nos dois primeiros dias, o público conferiu palestras e cases de sucesso que trouxeram profissionais com experiência da área de turismo de várias partes do país. No primeiro dia, foram ministradas as palestras: “A experiência de Santa Rita do Sapucaí/MG força tecnológica e importante destino de eventos”, por Dani Lucia Xavier, diretora da Divisão de Programas de Incubação da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí; “Festival de Gastronomia e Cultura de Tiradentes/MG”, com Alexandre Minardi, diretor de produção do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes e dos projetos Fartura e “Malha – movimento e espaço por uma nova forma de expressão e produção”, com Chris Carvalho, cofundadora da Malha Coworking e Educação.

No segundo dia, a grande atração do Seminário “Turismo e Oportunidades de Negócios para o Vale do Aço” foi o chef de cozinha, empresário e apresentador de TV, Olivier Anquier, que ministrou a palestra “Receita de Sucesso – passagens, histórias e aprendizados de um empreendedor”. Olivier Anquier afirma que o Brasil tem um grande potencial turístico que precisa ser melhor trabalhado e eventos com a Feira de Turismo do Vale do Aço são importantes para promover reflexão e apontar novos caminhos. “O turismo é um problema no Brasil, que não conseguiu ainda se encontrar nesta área que pode gerar o maior aporte de recursos para o país, em função da riqueza que temos aqui. É preciso refletir sobre como se fazer turismo, para além do turismo de massa que hoje é praticado no Brasil. É preciso tomar decisões e, neste sentido, o Brasil ainda está se descobrindo”, afirmou Olivier.

Durante a Feira de Turismo foram ofertados ainda três Oficinas Criativas, sete cursos rápidos de culinária ministrados na carreta do Senac, exposição da fotógrafa Elvira Nascimento, shows com Orquestra de viola Caipira e Banda Cumpadre Nestor, Encontro de Congados, espetáculo com Grupo Corpo, além da Feira com 14 estandes de produtos e serviços regionais diversos.

Segmento potencial

O analista do Sebrae Minas, Alessandro Lima Challub, destaca que a cada edição a Feira de Turismo ganha mais força e mostra frutos das discussões em prol do desenvolvimento do turismo. “O turismo no Vale do Aço tem crescido em várias vertentes e vemos que a cada Feira esse potencial se mostra ainda maior. A exposição das riquezas que temos na Feira, os debates com a presença de profissionais renomados e as demais atrações ofertadas nos quatro dias mostram que o Vale do Aço está no caminho para desenvolver sua vocação turística”, salienta o consultor. 

A III Feira de Turismo do Vale do Aço foi uma realização do Projeto Turismo no Vale e Sebrae Minas, com apoio do Instituto Cultural Usiminas, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Sindcomércio (Sindicato do Comércio do Vale do Aço), Prefeitura de Ipatinga, Conselho de Turismo de Ipatinga, Aciapi/CDL, Circuito Mata Atlântica de Minas, Vale do Aço Convention & Visitors Bureau, Instituto Cenibra, Sindhorb (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Vale do Aço) e Fundação Aperam Acesita. O patrocínio é de Hotel Dom Henrique, Restaurante Baía Cabrália, Inter TV dos Vales, Consul, Patty, Coelho de Diniz e Andrade Distribuidora, Equipe 1.


Categorias: Notícias, Releases