Usiminas

Homem-Bomba e Coisas Boas Acontecem de Repente em versão com intérprete de libras e entrada gratuita só neste sábado

27/08/2019

Luiz Arthur e Cynthia Paulino, da Companhia Teatro Adulto, têm apresentações de seus elogiados solos em sequência no dia 31/08, na ZAP 18, em Belo Horizonte.

Cena de Homem-Bomba (crédito: Guto Muniz)

 

Natural de Belo Horizonte, a Companhia Teatro Adulto cumpre em sua cidade-sede o projeto Adultos em Cena SP MG, composto pelos monólogos Homem-Bomba e Coisas Boas Acontecem de Repente, ambos escritos por Cynthia Paulino. Adultos em Cena SP MG conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A turnê do projeto, que passou com sucesso pelo interior de Minas, BH e São Paulo – onde obteve grande repercussão e retorna no próximo mês – volta a capital mineira, sede do grupo, desta vez com intérprete de libras e entrada gratuita. Os solos serão encenados com um intervalo de 20 minutos entre eles, para mudança de cenário e luz, somente no próximo sábado, dia 31 de agosto, às 20h. As senhas começam a ser distribuídas 1h antes dos espetáculos (sujeito a lotação). 

O projeto revela personagens provocadores, na contramão do senso comum e que buscam intimamente a desconstrução e a compreensão dos monstros que existem em todos nós. São narrativas singulares que dialogam entre si a partir do tema do autoconhecimento.

Encenadas em áreas com apenas 2m², as peças investigam a restrição do espaço de atuação, característica marcante na trajetória da companhia. 

Inspirado no clássico “O Médico e o Monstro”, do escritor escocês Robert Louise Stevenson (1850-1894), Homem-Bomba se passa em um lugar que lembra um abatedouro, onde um homem, interpretado por Luiz Arthur, tenta compreender os vários eus que o habitam por meio de métodos nada convencionais. 

Além da obra de Stevenson, a montagem tem citações de vários escritores, poetas e pensadores, como Aldous Huxley, William Shakespeare, Carl Jung, Franz Kafka, H.P. Lovecraft, Tadeusz Kantor, Augusto dos Anjos, Samuel Beckett, William Blake, entre outros. 

Homem-Bomba estreou em 2018 na Mostra Solos e Monólogos do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, evento que também contou em sua programação com o solo Coisas Boas Acontecem de Repente. Os dois espetáculos foram elogiados de maneira entusiasmada pelo renomado crítico Welington Andrade, editor da Revista Cult, nos textos que escreveu para o caderno de críticas publicado pelo CCBB SP. 

Cena de Coisas Boas Acontecem de Repente (crédito Guto Muniz)

 

Coisas Boas Acontecem de Repente, estrelado por Cynthia Paulino, estreou em 2016. A montagem é uma livre adaptação de manifestos, entrevistas, músicas e textos da anti-diva Karine Alexandrino. Na trama, a anti-diva MamaCy diz tudo o que lhe vem à cabeça, antes do início de seu show de volta aos palcos. Sem papas na língua, reflete sobre o poder do feminino, a passagem do tempo, a saudade do filho, seus poetas preferidos, a aceitação do diferente e muito mais. 

 

SOBRE A CIA. TEATRO ADULTO 

A Companhia Teatro Adulto cria e produz espetáculos desde 1996. Destacam-se: “A Morte de DJ em Paris” (1999), “A Falecida” (2004), “Fala Comigo Como a Chuva” (2008), “A Última Canção de Amor Deste Pequeno Universo” (2010), “Entre Nebulosas e Girassóis” (2013), “Coisas Boas Acontecem de Repente” (2016), “Horror Vacui Hamlet” (2016) e “Homem-Bomba” (2018).

SOBRE CYNTHIA PAULINO 

Cynthia Paulino é atriz, diretora, produtora, figurinista e professora de teatro. É fundadora e integrante da Companhia Teatro Adulto (MG). Venceu os prêmios USIMINAS/SINPARC e SESC/SATED-MG 2004 de melhor atriz por “A Falecida”, com

direção de Carlos Gradim, e Prêmios Bonsucesso e SESC/SATED-MG 1999 por “Futuro do Pretérito”, com direção de Pedro Paulo Cava. Dirigiu “Fala comigo como a chuva”, eleito pela crítica nacional como o melhor espetáculo da Mostra Fringe do Festival de Curitiba 2009, e “Horror Vacui Hamlet”, destaque no FIT BH 2016 e no VAC 2017, entre outros. Em 2016, estreou o seu primeiro solo Coisas Boas Acontecem de Repente, que escreveu e dirigiu. É professora de interpretação e de teoria e pesquisa da Escola de Teatro PUC Minas.

SOBRE LUIZ ARTHUR 

Luiz Arthur é ator, diretor, produtor, professor de teatro e jornalista. É integrante e fundador da Companhia Teatro Adulto (MG). Com “A Morte de DJ em Paris” (1999), seu primeiro solo, venceu os prêmios de melhor ator no 12º Concurso de Monólogos Ana Maria Rego (Teresina) e no III Festival Nacional de Monólogos (Vitória). Venceu os prêmios SESC/SATED-MG e USIMINAS/SINPARC 2003 de melhor ator por “Noites Brancas”, no qual atuou ao lado da atriz Débora Falabella sob a direção de Yara de Novaes, e SESC/SATED e AMPARC/BONSUCESSO 1996 por “O Beijo no Asfalto”, com direção de Wilson Oliveira. Produziu e atuou em “Fala Comigo Como a Chuva”, eleito pela crítica nacional como o melhor espetáculo do Fringe no Festival de Curitiba 2009, dirigido por Cynthia Paulino. “Homem-Bomba” é seu segundo solo. É coordenador e professor de interpretação da Escola de Teatro PUC Minas.

COISAS BOAS ACONTECEM DE REPENTE

SINOPSE

A anti-diva MamaCy diz tudo o que lhe vem à cabeça, antes do início de seu show de volta aos palcos. Sem papas na língua, reflete sobre o poder do feminino, a passagem do tempo, a saudade do filho, seus poetas preferidos, a aceitação do diferente e muito mais. Texto de Cynthia Paulino + livre adaptação de manifestos, entrevistas, músicas e textos da anti-diva Karine Alexandrino, a Mulher Tombada.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia, direção, cenário, trilha sonora e atuação: Cynthia Paulino

Iluminação: Luiz Arthur e Marina Arthuzzi

Coordenação técnica: Marina Arthuzzi

Figurino: Ananda Sette Camara, Cynthia Paulino e Jonnatha Horta Fortes

Maquiagem: Linda Paulino

Assistente de produção e designer gráfico: Samara Martuchelli

Fotos: Guto Muniz

Realização: Companhia Teatro Adulto

HOMEM-BOMBA

SINOPSE

Em um mundo desigual, cada vez mais parecido com um grande abatedouro, um homem quer compreender os vários eus que o habitam e utiliza, para realizar o seu

intento, métodos nada convencionais. Texto de Cynthia Paulino, livremente inspirado no clássico “O médico e o monstro”, título original “O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde”, de Robert Louis Stevenson.

FICHA TÉCNICA

Direção, trilha sonora e atuação: Luiz Arthur

Cenário: Cynthia Paulino e Luiz Arthur

Coordenação técnica e Iluminação: Marina Arthuzzi

Figurino: Cynthia Paulino

Adereços: Mauro Gelmini

Maquiagem: Linda Paulino

Assistente de produção e designer gráfico: Samara Martuchelli

Fotos: Guto Muniz

Realização: Companhia Teatro Adulto

SERVIÇO

HOMEM-BOMBA e COISAS BOAS ACONTECEM DE REPENTE, com intérprete de libras.

ZAP 18 – Zona de Arte da Periferia

Rua João Donada, 18 – Serrano – Belo Horizonte

Temporada: dia 31 de agosto, sábado, às 20h

Ingresso: grátis, distribuídos uma hora antes da sessão

Classificação: 12 anos

Duração: Homem-Bomba, 50 minutos, e Coisas boas acontecem de repente, 60 minutos. Intervalo de 20 minutos entre as peças.

Informações: (31) 3475-6131

 

Classificação: 12 anos

 


Categorias: Notícias, Releases