Usiminas

Ganhadores do Concurso de Poesia recebem vales-livro como prêmio

04/06/2021

Terceira edição do concurso marca os 16 anos da Biblioteca Central de Ideias e inspira instituições de ensino e estudantes a refletirem sobre o poder da literatura 

Os seis ganhadores da segunda edição do “Concurso de Poesia do Instituto Usiminas” receberam os prêmios pela brilhante participação na ação de comemoração dos 16 anos da Biblioteca Central de Ideias. Os prêmios, vales-livro no valor de R$100,00, foram entregues na tarde da última terça-feira (01/06), na própria Biblioteca, aos autores das melhores poesias de cada categoria e aos representantes das instituições de ensino vencedoras da categoria escolar. A iniciativa é realizada com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Para a professora de Literatura e Artes do Colégio João Calvino, Celis Cotta, o tema “O que pode uma biblioteca curar?” foi muito sugestivo para o momento. “Biblioteca é um lugar de encontro, comigo mesmo, ou com o que quero ler. Um livro te faz viajar, imaginar e se sentir melhor, estando triste ou feliz”, comentou. 

Aluno da professora Celis, Lucas Magalhães, de 15 anos, foi o autor da melhor poesia da Categoria Escolar/ Ensino Médio. “Não imaginava que poderia ganhar. Fiz quatro poesias: as duas primeiras eu não gostei, a terceira eu perdi e a quarta eu finalizei durante a aula. Para minha surpresa, ela foi a escolhida pela escola e, a melhor, a premiada da categoria. Fiquei muito feliz de sair vencedor de um concurso tão incrível”, contou Lucas.

Inspiração

As ações comemorativas do aniversário da Biblioteca Central de Ideias atenderam a um dos propósitos do Instituto Usiminas, de promover saúde e bem-estar e educação de qualidade, proporcionando inclusão das comunidades. O concurso recebeu ao todo 42 trabalhos para as categorias Escolar e Geral que envolveram estudantes do Ensino Fundamental II (11 a 14 anos), estudantes do Ensino Médio (15 a 18 anos), estudantes do Ensino Superior e associados à Biblioteca Central de Ideias, a partir de 11 anos.  

As poesias selecionadas estão disponíveis no link: http://bit.ly/ConcursodePoesia

Confira a lista de ganhadores: 

Categoria Geral

  • 11 a 14 anos – Debora Tolomeu Rodrigues (clique aqui para ler a poesia)
  • 15 a 17 anos – Franciele Zagne (clique aqui para ler a poesia)
  • Maior de 18 amos – Nadir Ribeiro da Penha (clique aqui para ler a poesia)

Categoria Escolar

  • Categoria Fundamental II – Drielly Silveira| Escola Educação Criativa (clique aqui para ler a poesia)
  • Categoria Ensino Médio – Lucas Magalhães| Colégio João Calvino (clique aqui para ler a poesia)
  • Categoria Ensino Superior – Aline Cristine| Unileste (clique aqui para ler a poesia) 

Categorias: Destaques, Notícias