Usiminas

Festival Cenas Curtas Galpão Cine Horto Online

11/06/2021

22ª edição do Festival acontece em formato online e interativo

De 17 a 20 de junho o Galpão Cine Horto (GCH), centro cultural do Grupo Galpão, realiza, em edição virtual, o 22º Festival Cenas Curtas, um dos eventos mais tradicionais do calendário da cena belo-horizontina de Teatro. Consolidado ao longo das últimas duas décadas como um espaço dedicado à experimentação e à pesquisa em Teatro, nesta edição o GCH propõe aos grupos e artistas o desenvolvimento de trabalhos que ocupem o “entre lugar” das produções em teatro e audiovisual. A proposta do edital é fruto da observação de um crescimento do hibridismo entre essas linguagens, que veio a reboque das muitas mudanças impostas pelo contexto pandêmico. 

Este ano os projetos inscritos concorrerão em duas categorias: Cenas Gravadas em que os proponentes produzem o conteúdo previamente, e Cenas Ao Vivo, em que os grupos se apresentaram em lives realizadas durante a programação do Festival. As cenas serão avaliadas por uma equipe de especialistas convidados, que selecionarão os melhores projetos de cada categoria.

PROGRAMAÇÃO

Além das categorias competitivas, o público poderá conferir uma série de Cenas Históricas que marcaram o sucesso de mais de duas décadas de festival. Durante os dias de programação, sempre ao meio-dia, serão publicadas quatro cenas históricas no canal do youtube do GCH para matar a saudade.

E este ano o Festival abre suas fronteiras e inclui à programação, encerrando todas as noites, uma série de Cenas Internacionais. O público pode acessar a programação completa do festival a partir do dia 11 de junho, pelo site galpaocinehorto.com.br. E para não perder nenhuma das transmissões, basta se inscrever no canal do GCH no Youtube e ativar as notificações. 

INTERATIVIDADE

As cenas das categorias competitivas estarão no ar por 24 horas, e o público poderá acessá-las por meio dos links no site do GCH ou pelo canal do Youtube. Diferente das edições anteriores, este ano as cenas vencedoras das categorias competitivas do festival serão escolhidas exclusivamente pela equipe de jurados.

Porém, o público não poderia ficar de fora e também escolherá seus favoritos votando nas seguintes categorias: melhor direção, melhor cenário, melhor figurino, melhor ator e melhor atriz. O formulário para votação do público estará disponível a partir da primeira noite de programação no site do GCH.

Este evento conta com apoio da Usiminas. São parceiros que apoiam as ações que estamos realizando aqui, com o objetivo de proteger o público e a sociedade durante a pandemia e manter o teatro vivo!

FESTIVAL CENAS CURTAS GALPÃO CINE HORTO

Quando: 17, 18, 19 e 20 de junho
Onde: www.galpaocinehorto.com.br / Youtube: Galpão Cine Horto


Categorias: Destaques, Notícias