Usiminas

Festa das Crianças marca nova etapa do Projeto Mantiqueira

30/10/2018

Cerca de 100 pessoas participaram da festa em homenagem ao mês das crianças, realizada no último sábado (27/10), pela Sociedade Mantiqueira e incrementada com várias atividades culturais promovidas pelo Projeto Mantiqueira, em Cubatão (SP). A comunidade se divertiu com oficinas de teatro e brincadeiras populares, a peça “Vem pra roda, vem brincar”, conduzidas pelos futuros educadores do Projeto Mantiqueira e artistas do Grupo Zabelê de Cultura Popular, contação de histórias e pintura facial.

A programação contou ainda com bolo e doce para as crianças que receberam uma biblioteca comunitária doada pela VLI, empresa que também viabilizou material para grafitagem da sede, a qual, desde o início da semana está sendo preparada com pinturas de incentivo à leitura, realizadas pelos alunos do Projeto Jogando Redes, realizado pela Associação Zabelê.

A festa marcou o primeiro passo da nova etapa do Projeto Mantiqueira, o qual passa a ser incentivado pela Usiminas e apoiado pelo Instituto Cultural Usiminas, via ProAc ICMS, tendo como proponente a Associação Sociocultural e Educacional Zabelê, ampliando ainda mais a tradicional gestão e realização do CAMP Cubatão.

A partir de março de 2019, as atividades sistemáticas serão retomadas, oferecendo oficinas culturais duas vezes por semana, para duas turmas, uma no período da manhã, outra no período da tarde, na própria sede da comunidade. Crianças e adolescentes poderão participar das oficinas de danças brasileiras, música popular, ator brincante e artes visuais populares, a qual envolve o grafite e outras técnicas.

O projeto

O Projeto Mantiqueira existe há mais de 10 anos e a comunidade cresceu na encosta de uma antiga pedreira, vizinha do Polo Industrial, na Baixada Santista.  As atividades ocorrem no município de Cubatão (SP), no Centro de Aprendizagem Metódica e Prática – CAMP, parceiro da Usiminas, além do Parque Anilinas. Contempla assistência às famílias, aprendizado lúdico, jogos cooperativos para crianças de 6 a 11 anos, iniciação esportiva, inserção digital, preparação e encaminhamento ao mercado de trabalho por meio do projeto Jovem Aprendiz, assim que o aluno completa 16 anos.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que o apoio ao projeto é mais uma forma de promover o desenvolvimento social nas comunidades onde a Usiminas atua. “As atividades ofertadas pelo projeto levam mais qualidade de vida para a população por meio da arte e do esporte. Ações essas que vão ao encontro da atuação do Instituto ao longo dos seus 25 anos de história”, afirma Penélope Portugal.

 


Categorias: Notícias, Releases