Usiminas

Férias no Centro de Memória: imersão na história do Vale do Aço

25/01/2024

Espaço reúne exposições interativas e tecnológicas, e fica aberto de quarta a domingo, com entrada gratuita

O Centro de Memória Usiminas promete muita diversão e aprendizado nas férias. O espaço convida o público para uma imersão na história, resgate e preservação da memória da indústria do aço, da Usiminas e de Ipatinga. Tudo isso por meio de exposições interativas e tecnológicas, além de obras de artistas nacionais e internacionais. O local fica aberto para visitação gratuita de quarta a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 10h às 13h. 

O equipamento cultural foi uma das primeiras grandes construções de Ipatinga e abrigou o primeiro hotel da cidade, que hospedou grandes personalidades brasileiras e do exterior. Tombado como patrimônio histórico desde 2000, o espaço valoriza a cultura industrial, conectando a história da industrialização no Brasil, de Ipatinga, da Usiminas e do Grande Hotel. Lá, o público pode viajar pela memória do Vale do Aço por meio de exposições e do Big History, ferramenta tecnológica de pesquisa que contém fotos, informações e dados históricos. 

Os visitantes também podem conferir importantes obras do Acervo Artístico da Usiminas, assinadas por nomes como o mineiro Amilcar de Castro, Tomie Ohtake, que tem obras espalhadas pela cidade de Ipatinga; Bruno Giorgi, Jorge dos Anjos e Franz Weissmann. As peças foram reunidas pela empresa ao longo de sua história, e agora fazem parte de um robusto acervo disponibilizado para a comunidade. 

O Centro de Memória Usiminas promove uma ampla programação de educação patrimonial, com cursos de formação, visitas educativas e oficinas de arte, realizada pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Grupos interessados em realizar agendamento podem fazer contato via WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330. 


Categorias: Destaques, Notícias, Releases