Usiminas

Famílias e estudantes se emocionam com o espetáculo “Soldadinho de Chumbo”

13/04/2018

Mais de 3 mil pessoas estiveram presentes no Centro Cultural Usiminas.

 

Durante cinco sessões realizadas no Teatro do Centro Cultural Usiminas, nos dias 11 e 12 de abril, escolas e famílias do Vale do Aço puderam acompanhar a emocionante e fabulosa adaptação da história “Soldadinho de Chumbo”, de Hans Christian Andersen, realizada pela Cyntilante Produções (MG). Ao todo, 3.265 pessoas prestigiaram as apresentações, que fizeram parte da Série Espetáculos Didáticos do Instituto Cultural Usiminas, que tem o patrocínio da Usiminas, Sada, Massas Vilma, e apoio da Líder Indústria Mecânica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O espetáculo “Soldadinho de Chumbo” conta a história de um boneco que tem apenas uma perna e que se apaixona por uma bailarina que também é uma boneca e se equilibra como ele. Os atores, cantores e bailarinos dão vida aos personagens, que embalaram a história com um repertório musical incluindo “A Bailarina” (Toquinho), “Ciranda da Bailarina” (Edu Lobo e Chico Buarque), “Fico assim sem você”(Abdullah e Cacá Moraes).

Estudantes e professores que estiveram no espetáculo se surpreenderam. Na tarde desta quinta-feira (12/4), uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Matias de Oliveira praticipou da sessão das 14h. A professora Carla Maria, que sempre participa dos eventos da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas, conta que a peça “Soldadinho de Chumbo” é especial. “Mais uma vez o Instituto Cultural Usiminas surpreendendo todos nós com um belo espetáculo. Eu que gosto desta história fiquei encantada com o aspecto de criatividade e talentos dos atores no palco. Tudo foi fantástico”, resume. A estudante Victória Sabrina também destaca a parte que ela mais gostou da apresentação. “Eu fiquei acompanhando com atenção todo o espetáculo, mas gostei muito da cena, logo no início, onde percebi que o menino estava com sono, mas resistia para não dormir ao ouvir a história contada pelo pai”, aponta.

Penélope Portugal, Diretora do Instituto Cultural Usiminas, destaca a adesão do público ao evento. “O espetáculo foi um sucesso e só temos a agradecer a todos que participaram. Ficamos satisfeitos pois sabemos que o objetivo proposto pelo Instituto por meio da Ação Educativa está sendo alcançado, que é aproximar as pessoas do universo artístico, oferecendo atividades com muita qualidade”, pontua.

Família

A sessão realizada às 19h dessa quarta-feira (11/4) foi reservada para as famílias e público em geral. O Teatro do Centro Cultural Usiminas recebeu 480 pessoas que estavam ansiosas para o início do espetáculo. A jornalista Bianca Torres declara que acompanha as atrações teatrais da Cyntilante Produções e que ficou fascinada com a atuação dos atores no palco. “Os espetáculos desta companhia são sempre maravilhosos. Gosto muito quando tem musicais durante as peças, o que aconteceu desta vez. Sabendo que eles sempre conquistam o público, levei meus filhos, sobrinhos e sentamos na primeira fila para não perder nenhum detalhe”, descreve.

A Cyntilante Produções é composta pelos atores Alex Alves, Ariadna Hadassa, Marinah Oliveira, Rafael Henrique, pela produtora Sheyla Barroso e os técnicos são Marco Túlio e Márcio Rodrigues.

O ator Alex Alves, em nome do elenco, agradeceu a oportunidade de atuar no palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas e destacou a participação do público durante o espetáculo. “Eu senti uma energia vindo da plateia. As crianças estavam a todo momento interagindo e cantando as músicas. Isto nos contagiou e ajudou a fazermos belas apresentações”, finaliza.

 


Categorias: Notícias, Releases