Público marcou presença nas cinco sessões do evento.
Cinco sessões do programa Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias movimentaram o Centro Cultural Usiminas nos dias 19 e 20 de abril. Estudantes e famílias de todo Vale do Aço acompanharam uma história sobre o universo fabuloso da leitura. Ao todo, 204 pessoas prestigiaram as apresentações, que têm o patrocínio da Usiminas, Sada, Massas Vilma, e apoio da Líder Indústria Mecânica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Durante a atividade, os participantes fizeram uma visita interativa pela Biblioteca e mergulharam no mundo da literatura. A atriz Raquel Vieira foi quem comandou o passeio interativo e contou a história a todos os presentes. A Contação de Histórias na Biblioteca é um programa permanente da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas e o objetivo é formar público leitor e estimular crianças e adultos a conhecerem autores e clássicos da literatura nacional e internacional.
As famílias e estudantes que participaram elogiaram o programa. Na tarde da sexta-feira (20/4), os pequenos estudantes do primário do grupo Centro Educacional Luz aos Pequeninos (CELPE) e Projeto Inclusão Social (SEIVA) participaram da sessão das 14h. A coordenadora pedagógica, Maria Célia, destacou a dinâmica da atriz Raquel Vieira. “Foi muito interativo. As crianças participaram da contação do início ao fim. Em todos os momentos a atriz foi bem articulada, soube prender a atenção dos nossos estudantes. As crianças ficaram curiosas com a história e com o material utilizado. Valeu muito a pena”, contou. A estudante Larissa Dutra disse que as brincadeiras foram divertidas. “A tia que estava apresentando a história é bem legal. Ela nos contou várias histórias e foi muito divertido porque brincamos”, apontou.
A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, salientou que o programa Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, que faz parte da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas, é uma ponte para que a comunidade e escolas possam ter mais um acesso ao universo da leitura. “Mais uma vez proporcionamos um programa de qualidade para estudantes e famílias. Nosso objetivo é que nossos visitantes possam se aproximar da literatura por meio da contação de histórias e de nossa Biblioteca, que disponibiliza milhares de livros gratuitos para empréstimos”, enfatizou a diretora.
Família
Na noite da quinta-feira (19/4), a sessão das 19h foi especial para as famílias. O público correspondeu às expectativas em grande número e participou ativamente do programa Contação de Histórias. Ao todo, 67 pessoas participaram da atividade neste horário. A vendedora Ester Silva declarou que programas como o Contação resgatam um pouco de nossa cultura. “Quando era crianças, as pessoas contavam mais histórias para nós. Hoje não vejo muito isso. Me surpreendi com este programa pois achei interessante o jeito que lida com a leitura. A maneira que a atriz contou as histórias para as crianças é uma bela oportunidade de aproximar o público infantil e famílias da leitura”, disse.
A atriz Raquel Vieira destacou a felicidade de participar do programa. “É sempre um prazer participar de programas no Instituto Cultural Usiminas. A Contação de Histórias é sempre uma oportunidade de mostrar como é interessante o mundo mágico da leitura para o público”, finalizou Raquel.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
Por meio do programa Voluntários em Ação, Usiminas investe R$ 1,7 milhão em escola municipal
A Usiminas, em parceria com a Prefeitura Mun