Usiminas

Exposições fotográficas no Centro Cultural Usiminas

09/03/2016

ExposicoesFotograficasNoCentroCulturalUsiminas

Ensaios dos fotógrafos Rodrigo Zeferino e Nilmar Lage ficam expostos até o dia 16 de abril

O público ganhou mais dias para visitar as exposições fotográficas “Paixão”, de Nilmar Lage, e “Aqui de Perto Você me Vê Melhor”, de Rodrigo Zeferino. Os ensaios em cartaz durante o Festival de Verão, em janeiro e fevereiro, permanecem no foyer do Centro Cultural Usiminas até o dia 16 de abril. A visitação é gratuita.

No ensaio “Paixão” o fotógrafo Nilmar Lage inspirou-se em uma experiência particular, quando sua mãe acompanhou seu irmão, devido a um câncer, em um processo de sofrimento e dedicação. Além de Edilamar Lage, mãe do fotógrafo, outras seis mulheres gentilmente compartilharam suas histórias e sua marcas para a realização das fotos.

O fotógrafo Nilmar Lage conta que decidiu documentar com fotos e vídeo esse momento de dor porque a experiência vivida por sua família foi transformadora. “Acho que a arte tem essa ‘função’ de te tirar da zona de conforto e fazer questionar muitas coisas, nesse caso, principalmente valores morais. Falar dessa vivência é algo forte para todos, e as próprias mães revelam algum aprendizado após essa morte”, diz.

Já o ensaio “Aqui de Perto Você me Vê Melhor” é um fragmento do projeto “Arredores”, executado entre os anos de 2009 e 2012, que documentou parte da zona rural do Vale do Aço mostrando hábitos e costumes do povo da região, bem como as interferências causadas pela ampliação do espaço urbano e da industrialização.

Neste segmento do projeto, o fotógrafo Rodrigo Zeferino aponta sua câmera para os personagens, usando uma lente grande angular que permite chegar a poucos centímetros, quase tocando o corpo do retratado. Assim, nas fotos evidenciam-se cicatrizes, manchas causadas pelo sol na pele do lavrador exibem-se adereços corporais típicos.

Serviço
Exposições “Paixão” e “Aqui de Perto Você me Vê Melhor”
Local: Foyer do Centro Cultural Usiminas
Visitação: terça a sábado, das 10h às 21h
Entrada franca com educativo permanente. Agendamento gratuito na Ação Educativa  (31) 3824 3731.


Categorias: Notícias