As Melindrosas são inspiração para novo projeto
A arte trabalhada em roupas leves e soltas, com um ar sensual e que dá total liberdade de escolha às mulheres. Isso faz parte da trama tecida pela estilista e artista plástica Vanuza Bárbara em seu novo projeto intitulado “As Melindrosas”, que estará em exposição na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas a partir das 19h30 do dia 18 de julho e se estende até o dia 16/08.
O viés desse trabalho veio por meio da inspiração da obra do chargista e ilustrador carioca José Carlos de Brito e Cunha (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1884 – Rio de Janeiro, 2 de outubro de 1950). Na década de 20, tudo vinha da Europa, sobretudo da França. Era chique falar francês pelas ruas. Mas foi neste mesmo período que o cartunista J. Carlos criou “as melindrosas”. Símbolo da mulher brasileira da época, a meiga personagem, única, esguia e sensual, conseguiu transmitir o frescor, a beleza e já indicava um novo rumo para traços que figuram entre os principais arranjos da moda atual.
“Naquela época as mulheres usavam longos vestidos, com anáguas e diversos adereços que não estavam de acordo com o clima tropical do Brasil. Pensando nelas, as personagens melindrosas desenhadas pelo artista ganharam as curvas das mulheres brasileiras e uma liberdade no vestir, com roupas mais curtas e que se adaptavam perfeitamente ao nosso clima, tornando-as assim também mais femininas e conferindo personalidade e estilo próprio”, esclarece Vanuza Bárbara.
A artista plástica ressalta que, na atualidade, a busca pelo diferente, pelo original e pelo estilo próprio estão cada vez mais em alta, mas o que se percebe é a homogeneização do estilo. “As mulheres querem o diferente, mas se vestem como as artistas das novelas. Pensamos em trazer mais personalidade aos looks, sem a obrigação de seguir uma tendência”, finalizou.
“Para arrematar o projeto inserimos looks masculinos, atendendo a um público que, segundo a pesquisa realizada pela minha equipe, está carente desse tipo de arte na região”, comentou a estilista.
O projeto As Melindrosas é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocinado pela Provest Uniformes e Help Car Plataformas e conta com o apoio da Fiemg, Patty Publicidade, Brasart e Instituto Cultural Usiminas.
As peças são produzidas com retalhos da Provest Uniformes e sobras de produção industrial, trabalhando a sustentabilidade, marca presente nos diversos trabalhos da artista. E para dar vida ao projeto Vanuza Bárbara trabalha com o Grupo de Bordadeiras Fazendo Arte do bairro Bom Jardim, formado por cerca de 30 mulheres que enxergam no bordado uma nova fonte de renda.
Serviço:
Exposição: As Melindrosas
Dias: 18/07 a 16/8
Entrada franca com educativo permanente
Terça a sábado, das 10h às 21h
Informações: 31 38223031
Monólogo com Isabel Teixeira e apresentação da Cia. de Dança Mimulus são atrações em junho com ingressos a partir de R$15
As Séries Teatro
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le