Performance teatral e contação de histórias também integram a agenda do Instituto Usiminas
A programação do Instituto Usiminas desta semana será marcada pela reabertura da Galeria Hideo Kobayashi, localizada no Centro Cultural Usiminas. O espaço volta a funcionar nesta terça-feira (10/11) com a exposição “Olha Pra Mim”, do fotógrafo pernambucano Thiago Santos. Ipatinga é a primeira cidade do interior a receber a exposição, que traz fotos em preto e branco de olhares de pessoas da cidade, de várias outras partes do Brasil e do mundo. A exposição é realizada pelo Instituto Usiminas e patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Com a proposta de valorizar a diversidade, o artista incentiva a sensação de maior identidade com as pessoas, propondo ao espectador perceber a sua importância e a do outro. As imagens da exposição “Olha Pra Mim” são apresentadas em grandes escalas, em lambe-lambes, infláveis iluminados e displays. Além da Galeria do Centro Cultural Usiminas, a mostra também ocupa outros pontos da cidade, como a área da entrada do Teatro Zélia Olguin.
A exposição poderá ser visitada de terça à sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 13h às 19h. Para acesso aos espaços do Instituto Usiminas, seguindo recomendações do Programa Minas Consciente, os visitantes devem usar máscaras, além de manterem o distanciamento de dois metros e sempre higienizar as mãos. Todas as pessoas que entrarem nos espaços deverão passar pela aferição de temperatura, além de cumprir as normas de segurança preconizadas pela Organização Mundial de Saúde.
Atrações virtuais
A programação virtual do Instituto Usiminas continua e na próxima sexta-feira (13/11), o Grupo de Teatro Farroupilha traz para o Em Casa com o Instituto Usiminas uma adaptação em vídeo do musical “Bicho Gente”, projeto que registrou o espetáculo “Estórias de bichos” em áudio. Inspirado na fábula “A porquinha do rabinho esticadinho”, de Rubem Alves, o musical Bicho gente é uma criação artística que recebeu diversas camadas ao longo da trajetória do grupo Farroupilha.
No sábado (14/11), é a vez do contador de histórias Giuliano Tierno apresentar a contação “Sobre Viver na Cidade”, às 16h, com transmissão ao vivo pelo Instagram do Instituto Usiminas (@institutousiminas). De volta à programação, Tierno narra histórias entremeadas por poemas, em uma sessão de contos que tratará de imagens e sonhos possíveis a serem partilhados nas nossas cidades. O encontro e os aprendizados entre o rural e o urbano são abordados a partir de histórias divertidas da tradição oral, como “João Oleiro” e “O Caso do Espelho”.
As atrações do programa Em Casa com o Instituto Usiminas e a Contação de Histórias têm o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Realizado pelo Instituto Usiminas, foram quatro meses de ações que beneficiaram 300 alunos e alunas da UME Padre Antônio Olivieri Filho, no Jd
Espetáculos de teatro, releitura de cinema e documentário que mostra a história do teatro no Vale do Aço são alguns dos destaques em n
Prova, que conta com patrocínio exclusivo da Usiminas, teve a participação de corredores de 35 cidades mineiras
A Corrida do Aç