Com abertura na sexta (28/1), exposição reúne famosos jogos de ilusão de ótica e instalações tridimensionais que encantam pessoas em diversos países do mundo
Imagine poder entrar em uma sala onde tudo está de cabeça para baixo. Se deparar com uma enorme cadeira dividida em duas partes, que em determinado ponto de vista, diminui quem está sentado. Ou ainda observar imagens que parecem estar em constante movimento. Experiências e sensações como essas poderão ser vivenciadas na exposição “A Incrível História das Ilusões”, que estreia em Ipatinga e abre o calendário da Galeria Hideo Kobayashi, do Centro Cultural Usiminas. A mostra estará em exibição, de 28 de janeiro a 15 de março, aberta à visitação de terça a sábado, das 12h às 20h. Entrada gratuita.
“A Incrível História das Ilusões” é realizada, com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, produzida pela Base Projetos Especiais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A exposição foi idealizada pelo Gabinete de Incríveis Histórias, que integra a Cenografia.net, comandada pelo diretor de produção e curador da exposição, Philippe Midani, e pela diretora de arte e cenógrafa Susana Lacevitz. A equipe foi responsável pela cenografia da exposição “Música Brasilis – cinco séculos de música popular brasileira”, que esteve em cartaz no Centro Cultural Usiminas, em 2019, e no CCBB/BH, em 2016.
Real ou ilusão
Em uma cenografia divertida e imersiva, os visitantes poderão conhecer jogos, situações lúdicas e instalações com ilusão de ótica, que criam truques através de efeitos visuais e sensoriais, além de passar por ambientes surreais e vivenciar momentos onde serão constantemente estimulados a se perguntarem se o que estão vendo é real ou ilusão.
“Trata-se de uma exposição que nos leva para outro universo, quando olhamos para imagens e objetos que nos fazem, a todo momento, tentar compreender o que é realmente. Sem dúvida será uma experiência incrível”, conta a produtora executiva da Base Projetos Especiais e da exposição, Cibele Teixeira.
A diretora de arte Susana Lacevitz explica que a mostra é uma coleção de brinquedos de ilusão de ótica que encantam milhares de pessoas ao redor do mundo. “Será uma oportunidade imperdível para os visitantes interagir com brinquedos óticos, fazer fotos super divertidas em ambientes instagramáveis, além de poder observar através deles como a magia acontece”, revela Susana.
Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a estreia dessa exposição marca também um novo momento para a Usiminas e para o Instituto Usiminas. “Ter uma mostra interativa, inclusiva e com diversão para toda a família, abrindo a programação da Galeria Hideo Kobayashi, traz toda atmosfera do que estamos preparando realizar ao longo de 2022, e que já começa a dar tom do quão especial serão as comemorações dos 60 anos da Usiminas”, adianta Penélope.
Acessibilidade e sensorialidade
Os estímulos sensoriais são a essência da exposição “A incrível história das ilusões”. Por esse motivo, os públicos surdos e cegos terão acessibilidade durante as visitas mediadas por meio de intérpretes de Libras e de audiodescrição, com agendamento prévio. A visitação é gratuita e estará aberta de terça a sábado, de 12h às 20h. Já as visitas mediadas podem ser agendadas para 9h, 14h, 16h e 18h. Informações e agendamento de visitas podem ser feitas com a Ação Educativa do Instituto Usiminas pelo whatsapp: 31 98437.3330.
SERVIÇO
Exposição A Incrível História das Ilusões – Gabinete de Incríveis Histórias (RJ)
De 28/01 a 15/03, Galeria do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga
De terça a sábado, das 12h às 20h
Visitas mediadas: às 9h, 14h, 16h e 18h.
Agendamento pelo whatsapp 31.98437.3330.
Entrada gratuita
O evento esportivo gratuito será dia 13 de outubro, no Parque Anilinas, com patrocínio da Usiminas via Lei Federal de Incentivo ao Esporte
A p
O evento esportivo gratuito será dia 20 de outubro no Centro Industrial da Usiminas, com patrocínio da Usiminas via Lei Federal de Incentivo a
Centro Cultural Usiminas recebe concerto com Orquestra de Câmara do Vale do Aço nesta quinta (12/9)
Os espaços culturais Usiminas, em Ipatinga, re