Espetáculo interativo da Ação Educativa conta a história do teatro de forma lúdica e divertida.
Descobrir a história do teatro e bastidores do Centro Cultural Usiminas. Este foi o objetivo do passeio lúdico, interativo e divertido do “Visitas Teatralizadas”, apresentado para escolas e famílias da região, nos dias 4 e 5 de abril, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Ao todo, 266 pessoas já participaram das apresentações esse ano. Esta atividade é realizada pelo Instituto Cultural Usiminas, com o patrocínio da Usiminas, Sada, Massas Vilma, e apoio da Líder Indústria Mecânica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O “Visitas Teatralizadas” que conta a origem e história do teatro de forma interativa é oferecido gratuitamente pela Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas. Durante o evento, dois atores, acompanhados do público participante têm a oportunidade de ver e explorar a estrutura do Teatro do Centro Cultural Usiminas a partir de um texto lúdico, que compara o teatro a um navio. O pirata Montenegro (Diego Martins) e sua assistente no convés (Luzia Di Rezende) conduzem os visitantes a uma viagem cercada de curiosidades sobre a origem e história do teatro.
Professores e estudantes que estiveram na atividade se divertiram com a visita e participação nas cenas improvisadas. Uma turma da escola Centro de Educação Nova Conquista, de Ipatinga, participaram de uma sessão do “Visitas Teatralizadas”. A coordenadora, Marília de Oliveira Santos, conta como foi participar com a escola pela primeira vez. “Para nós foi uma experiência única. Agradecemos a oportunidade e temos certeza que fará diferença na vida dos nossos alunos”, destacou a coordenadora. Quem também gostou da visita foi o estudante, Heitor Lopes. “Foi muito legal, pois a história mexeu com a nossa imaginação”, comentou.
A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal destacou a importância da atividade no trabalho de formação de público junto a escolas e comunidade. “Ficamos felizes em abrir nossas portas para as escolas e famílias conhecerem a história do nosso Teatro. O “Visitas Teatralizadas” é mais uma ação do Instituto que aproxima a comunidade da cultura, com uma linguagem lúdica e interativa,” Declara.
Família
A sessão reservada para as famílias na noite dessa quarta-feira (4/5) foi marcada pela interação dos participantes com a história. Durante algumas cenas que foram improvisadas, adultos e crianças incorporaram o papel, encenaram e ficaram surpresos com a peça e com os bastidores do teatro após o espetáculo. Para a professora, Graziela Vilela é sempre prazeroso participar das “Visitas Teatralizadas”. “Acho excelente a atividade! Os atores são muito preparados, aguçam a atenção e interação do público e também de maneira lúdica, conseguem passar um pouco da história fascinante do teatro”, apontou a professora que já tinha participado na escola em que trabalha, e dessa vez participou acompanhada do filho.
Os atores, Diego Martins e Luzia di Resende, destacam a participação e interatividade do público nas apresentações. “Os visitantes vêm conhecer os bastidores e acabam se vendo dentro de um espetáculo interativo, onde participam. Temos sempre o retorno positivo do público que é sempre participativo e se envolve com a história” comentaram.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
Por meio do programa Voluntários em Ação, Usiminas investe R$ 1,7 milhão em escola municipal
A Usiminas, em parceria com a Prefeitura Mun