Usiminas

Espetáculo espanhol aborda escassez da água

10/11/2015

o-avarento

Centro Cultural Usiminas recebe adaptação do clássico “El Avaro de Molière”, com teatro de objetos

A temática da escassez da água como fruto do uso desenfreado dos recursos naturais pela humanidade é abordada no espetáculo “El Alvaro de Molière” (O Avarento – Molière), em cartaz neste sábado (14/11), no Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 20h. O espetáculo do grupo espanhol Tàbola Rassa, que integra a programação do Festival Arte em Circulação, utiliza-se do teatro de objetos para falar do assunto atual de uma maneira direta e ao mesmo tempo tocante.

Nesta adaptação do clássico do dramaturgo francês Molière, não é o dinheiro que todo mundo cobiça, mas sim, a água. A comédia visionária traz dois atores que manipulam objetos como torneiras, tubos e mangueiras para dar vida a doze personagens, em uma mesa de poucos metros. No espetáculo, narrado em espanhol, a mensagem é totalmente compreendida porque a temática da falta de água é tratada com piadas e trocadilhos com o objetivo de conscientizar o público sobre um assunto extremamente grave e preocupante.

“El Alvaro de Molière” (O Avarento – Molière) já foi apresentado mais de 700 vezes no Brasil e em vários outros países como Espanha, França, Itália, Portugal, Croácia, Suíça, Canadá, Áustria, Reino Unido, Hungria, Finlândia e Grécia. A adaptação ganhou o prêmio de melhor espetáculo, por votação do público, na primeira temporada realizada no Brasil. Neste ano, a peça marcou a abertura do Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte.

O teatro de objetos é uma das formas modernas do fantoche. No lugar de bonecos, objetos cotidianos ganham vida pelas mãos dos atores para lembrar que os artefatos que nos cercam são vestígios da humanidade. No palco, o grupo espanhol apresenta um teatro inventivo, surpreendente, divertido e pertinente, com direção de Olivier Benoit e Miquel Gallardo.

Arte em Circulação

O espetáculo integra a programação do  Festival Arte em Circulação, realizado pela 3Fases Consultoria Artística, que tem patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O Festival Arte em Circulação, que leva à cidade de Ipatinga apresentações teatrais inéditas, possibilita a circulação de curadorias tradicionais e contemporâneas, mediante a seleção de espetáculos da programação regular da cidade de Belo Horizonte.

Serviço

Festival Arte em Circulação

Espetáculo: El Alvaro de Molière (O Avarento – Molière)

Data: 14/11 (sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Classificação: livre

Ingressos: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia). Vendas na bilheteria do Centro Cultural Usiminas e no site: www.ingressorapido.com.br


Categorias: Notícias