Evento reúne cerca de mil pessoas em três dias de formação gratuita com grandes nomes da música
Troca de experiências e muito aprendizado marcaram o 11º Encontro Técnico para Regentes, Músicos e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras, realizado pela Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (Afaban), entre os dias 24 e 26 de março, em Cubatão (SP). Durante os três dias, o evento reuniu cerca de mil pessoas. O encontro promoveu a capacitação gratuita de músicos e crianças com idade a partir de 10 anos. As aulas foram ministradas na UME Padré José de Anchieta, no bairro Jardim Anchieta.
Durante o encontro, músicos de seis estados brasileiros participaram de cursos gratuitos de percussão, trombone, saxofone, trompete, tuba, flauta transversão, Euphoniums Regenica, coreografia, entre outros. O vice-presidente da Afaban, Delgado Nunes Tios, informa que o evento tem destaque nacional devido ao número de profissionais da música renomados que consegue reunir. Entre o corpo de professores escalado para o encontro estava, por exemplo, o maestro Eduardo Estela, considerado um ícone nacional em bandas de fanfarra.
Delgado Nunes disse que o evento já é esperado por músicos de todo o Brasil. “O encontro foi maravilhoso. Recebemos pessoas de várias cidades brasileiras. O público ficou encantado com a oportunidade de aprendizado gratuito com grandes nomes da música. O encontro foi uma rica troca de ideias, sem falar na importância do envolvimento das crianças com a música”, contou o vice-presidente.
O 11º Encontro Técnico tem o patrocínio da Usiminas por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, apoio cultural do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura Municipal de Cubatão e realização da Afaban.
A Usiminas, por meio do Instituto Cultural Usiminas, investe no projeto Encontro Técnico de Regentes, Músicos e Coreógrafos para que os músicos envolvidos tenham a oportunidade conhecer profissionais renomados de diversas regiões e vivenciar novas experiências, possibilitando a valorização e o enriquecimento da cultura local.
A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, ressalta a importância do Encontro como oportunidade de formação e troca de experiência entre os músicos. “Temos muita alegria em apoiar o Encontro Técnico, que é uma referência para músicos de vários estados. Além de promover capacitação, esta inicaitiva é importante também para estimular o interesse da nova geração pela música”, afirma a diretora.
Apresentação de jazz acontece no dia 26 de setembro, trazendo releituras instrumentais de compositores brasileiros e músicas autorais
O In
Iniciativa leva programação de arte-educação para cerca de 250 estudantes e educadores de escola pública de setembro a dezembro
O Programa Esco
Oficinas Livres de Arte, Aventura no Viveiro e Rota 60 são atrações com agendamentos abertos
A programação da Ação Educativa do Ins