Usiminas

Educadores da Baixada Santista participam de curso gratuito com Stela Barbieri

22/04/2022
Curso realizado em Cubatão integra Programa de Formação para Educadores e Arte-educadores do Instituto Usiminas

Um encontro para aprender a experimentar novas metodologias do campo das artes para serem aplicadas em sala de aula, além de compartilhar experiências e desafios. Diversos temas da arte-educação estiveram em debate durante o curso “Laboratórios de Invenção: o Ateliê de Artes na Escola”, ministrado pela artista plástica e consultora Stela Barbieri (SP). A formação gratuita foi realizada pelo Instituto Usiminas, na última segunda-feira (18/04), no Teatro do Kaos, em Cubatão, como contrapartida social do Projeto Plano Anual Instituto Usicultura 2021 – PRONAC 204823, patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais de 70 educadores de Cubatão e região da Baixada Santista participaram do curso que integra o Programa de Formação de Educadores e Arte educadores da Ação Educativa do Instituto Usiminas Todos os participantes da palestra receberão certificado de participação. Mais informações: (31) 98437-3330.

Para Fernanda Almeida Cardoso Cunha, professora da Creche Criança Feliz, localizada no bairro Vila Esperança, em Cubatão, a formação com Stela Barbieri trouxe mais oportunidades de tornar a realidade da ONG conveniada à Prefeitura de Cubatão cada vez melhor. “Esse curso é um presente da Usiminas para nós educadores da Baixada Santista. Estou gostando muito, ampliando meu repertório, trazendo mais criatividade, encantamento e amor pelo que eu faço. É mais uma oportunidade que tivemos de evoluir e poder criar outros mundos nos espaços onde atuamos”, enfatizou a professora. 

A professora da Creche Maria Luiza Simões Ribeiro, de Santos, Gabriela Ferreira, reforçou a importância das formações, em especial essa com Stela Barbieri, para colaborar com políticas públicas na educação. “A formação é uma oportunidade para novas práticas participativas e alcançar educação de qualidade, desde a primeira infância. Desejo que a ideia de fazer da escola um ateliê não seja apenas na disciplina de Artes, mas permeie todas as áreas das unidades de ensino e chegue a alunos de todas as idades. Esperamos que a Stela possa retornar e aprofundar o que se iniciou nesse curso”, agradeceu a professora. 

Depois de passar por Ipatinga e Itatiaiuçu, em Minas Gerais, a palestrante Stela Barbieri, por sua vez, comentou como foi a participação dos educadores em Cubatão. “Cada localidade tem uma atmosfera. O engajamento dos professores com perguntas sobre como fazer, trazendo as experiências vividas na escola, são muito importantes na formação. Aproximar os professores da educação e da arte é maravilhoso. É uma transformação social e humana, que realmente valoriza o dia a dia de uma comunidade que nem sempre é vista, percebida e valorizada. Estou muito feliz de fazer parte deste movimento”, frisou a artista plástica.

Educação de Qualidade

No curso, Stela Barbieri (SP) apontou diferentes modos de fazer arte com estudantes na escola, utilizando materiais e técnicas simples e acessíveis para organizar e preparar aulas experimentais desde a educação infantil durante todos os anos em que o ensino de arte é praticado.

O coordenador da Ação Educativa do Instituto Usiminas, João Andrade, revela que o curso com a Stela foi mais uma oportunidade de encontro de formação entre a Ação Educativa do Instituto Usiminas e a comunidade escolar de Cubatão. “Concluir o ciclo de encontros formativos com professores em Cubatão foi muito especial. A maioria dos participantes já estava familiarizada com o trabalho de Stela em seu ateliê em São Paulo, o que proporcionou conexões incríveis entre o conteúdo partilhado e a prática dos cursistas. Cubatão se mostrou uma localidade muito potente em termos de pensamento de educação com e meio da arte”, completou.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases