Usiminas

Cursos de gestão e produção cultural têm início em Igarapé e Mateus Leme

30/06/2023

Os cursos de gestão e produção cultural do Observatório da Diversidade Cultural tiveram início em Igarapé e Mateus Leme. As oficinas gratuitas, com carga horária de 80 horas, seguem até setembro e são voltadas para agentes e instituições que pretendem melhorar sua estrutura de atuação na área. Com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a iniciativa disponibiliza materiais de apoio sem custos para os participantes. 

Em Igarapé, o curso “Produção Cultural Sustentável” capacita artistas, agentes e produtores para o desenvolvimento de projetos socioculturais sustentáveis, colaborativos e solidários, a partir da articulação conceitual e prática dos princípios e metodologias da economia criativa e da economia solidária. As aulas são realizadas na Casa da Cultura, no bairro Três Poderes.  

Já em Mateus Leme, a oficina carrega como tema central a “Iniciação à Gestão Cultural”. Nas aulas, são debatidos aspectos teóricos e práticos sobre trabalho colaborativo e em rede; mediação e públicos de cultura; políticas culturais no Brasil; alternativas de financiamento à cultura; e gestão de projetos culturais e produção cultural na prática. A Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, no bairro Concenza, abriga os encontros. 

Fátima Moreira, coordenadora do projeto Servir, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Mateus Leme, está participando do curso. Ela já percebe bons frutos a serem colhidos no futuro. “Está sendo muito produtivo. Espero absorver os ensinamentos para ser uma multiplicadora de conhecimentos em prol do desenvolvimento do setor cultural e de melhorias no nosso município”, destaca. 

Mariana Bernardes, produtora executiva do Instituto Usiminas, afirma: “É gratificante ver um projeto como esse em ação, que valoriza a cultura e o patrimônio local. É satisfatório saber que nossa atuação social se direciona para atividades que buscam, acima de tudo, compartilhar conhecimento em prol de capacitar as pessoas e de reverberar novas atividades culturais e sociais. Tudo isso resulta em um desenvolvimento sustentável para as comunidades, o que faz parte do histórico compromisso social da Usiminas. Esperamos que a sequência da iniciativa brinde muitas pessoas”.  

   

 


Categorias: Notícias, Sala de Imprensa