Usiminas

Curso de Iniciação à Gestão Cultural beneficia agentes e gestores culturais de Mateus Leme

22/09/2023

Projeto patrocinado pela Mineração Usiminas foi realizada de junho a setembro

 

No último sábado (16/09), foi realizada a formatura do curso “Iniciação à Gestão Cultural”, na Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, no Centro, em Mateus Leme. Mais de dez pessoas concluíram a capacitação voltada para agentes, gestores culturais e instituições com foco em melhorar e estruturar a atuação na área. O projeto foi realizado pelo Observatório da Diversidade Cultural, com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Mateus Leme.

Entre os conteúdos ministrados estão: o trabalho colaborativo e em rede; mediação e públicos de cultura; políticas culturais no Brasil; alternativas de financiamento à cultura; e gestão de projetos culturais e produção cultural na prática. As aulas foram realizadas de de junho a setembro, e uniu aspectos teóricos, práticos e orientou caminhos para aprofundar nos assuntos abordados.

“O curso foi extenso, e de grande importância para os nossos ‘fazedores de Cultura’. Agradecemos à Mineração Usiminas que é uma grande parceira do nosso município, e tem trazido projetos para diversas regiões da nossa cidade”, salienta Rosana Rabelo, gestora de cultura de Mateus Leme.

A programação foi gratuita, e contabilizou 80 horas-aula.  Os encontros foram presenciais, realizados aos sábados na Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida. Todos os alunos receberam os materiais de apoio sem custo.

Mariana Bernardes, produtora executiva do Instituto Usiminas, fala sobre a importância da realização da iniciativa que contribui para movimentar a economia criativa da região. “Foi uma alegria acompanhar o desenvolvimento dos participantes até a conclusão do curso. Essa formação apresentou um conteúdo de muita qualidade, que foi executado por profissionais com ampla experiência na área cultural e pelo Observatório da Diversidade Cultural, uma ONG muito respeitada.  Os alunos que se formaram estão ainda mais capacitados para fortalecer a cultura local”, declara.

 

 


Categorias: Destaques, Notícias