Usiminas

Cubatão vai sediar mais um Encontro Técnico de Bandas e Fanfarras

30/09/2019

Entre os dias 11 e 13 de outubro, a cidade de Cubatão estará em ritmo de festa para receber o “12º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras”. O evento é uma realização da Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista (AFABAN) com o Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura, conta com o patrocínio da Usiminas por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Usiminas e  Prefeitura Municipal de Cubatão por meio das Secretarias de Educação e de Cultura.

 

A abertura oficial será na sexta-feira (11/10), a partir das 19h, no Bloco Cultural de Cubatão, com a entrega do Prêmio Amigo das Bandas. A organização do evento fará uma homenagem para aqueles que participaram de alguma forma do aprendizado dos jovens músicos durante os 14 anos de atuação da entidade, além de personalidades ligadas a área musical. A abertura também contara com a apresentação das bandas convidadas: Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil,  Banda Marcial Municipal de Santa Isabel, Banda de Música Voluntários da Reserva Militar da Baixada Santista e a Banda Marcial da UME Padre José de Anchieta. As fanfarras e bandas presentes receberão um troféu como forma de agradecimento pela participação no evento.

 

A programação segue no dia seguinte (11/10), com o início das oficinas, a partir das 9h, na UME Padre José de Anchieta. Cerca de 250 alunos, vindos de diversas cidades da Baixada Santista, grande São Paulo e dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, estarão participando de aulas com músicos renomados. A novidade deste ano, segundo o presidente da Afaban, Luiz Carlos Araújo, serão as aulas de clarinete.  “Vamos oferecer o curso de clarinete para os inscritos. Estamos bastante satisfeitos com o número expressivo de interessados”, afirma o presidente.

 

Os participantes serão divididos em salas de aula, onde receberão treinamento teórico e prático, abrangendo todas as áreas musicais (saxofone, trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão, regência e coreografia), com a coordenação e supervisão de professores renomados que compõem a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Municipal do Estado de São Paulo e maestros das principais bandas do país. “Queremos oferecer conhecimento e aprimoramento técnico aos alunos, e nada melhor do que receber esse conhecimento através de uma equipe profissional e qualificada”, afirma Luiz Carlos.

 

A Banda Musical do Guarujá vai encerrar as atividades no sábado (12/10), com uma apresentação especial, a partir das 19h, na Praça General Euclides de Figueiredo, em frente a UME Padre José de Anchieta, no Bairro Parque Fernando Jorge, em Cubatão.

 

Os grupos musicais presentes terão como objetivo estimular a participação de bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes das corporações, além de aprimorar métodos e técnicas com professores de renome do cenário musical.

 

AFABAN

A Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (AFABAN) é um órgão representante da classe do Estado de São Paulo, e uma das mais atuantes instituições do país. Foi fundada na década de 90, com a finalidade de congregar os maestros das bandas e fanfarras do Estado para um fórum de discussões sobre a realidade e as possibilidades das corporações musicais. Em seus 14 anos de existência, a Associação já realizou diversos projetos que beneficiaram a população e seus filiados, entre eles desfiles, cursos e concursos de bandas e fanfarras em parceria com instituições públicas e privadas.

 

Serviço

 

12º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras – Abertura Oficial

Data: 11 de outubro

Horário: 19h

Local: Bloco Cultural de Cubatão, Praça dos Emancipadores s/n°, Centro, Cubatão-SP.

 

Encontro Técnico

Data: 12 e 13 de outubro

Horário: a partir das 9h

Local: UME Padre José de Anchieta – Rua Salgado Filho, N° 130, Parque Fernando Jorge, Cubatão-SP.

 


Categorias: Notícias, Releases