Usiminas

Cubatão Sinfonia: inscrições abertas para aulas de violão popular (virtual), música e dança

25/02/2022

Aulas presenciais acontecem nas Escolas Estaduais Parque dos Sonhos (Bolsão Nove) e Schmidt (Centro)

O Programa Cubatão Sinfonia está com inscrições abertas para curso virtual de Violão Popular. Interessados, da comunidade em geral, devem ter a partir de 16 anos e não há limite de idade. São oferecidas 60 vagas. As inscrições on-line podem ser acessadas clicando AQUI ou pelo bit.ly/3s9cauQ . O link também está disponível na página do Programa nas redes sociais: www.facebook.com/programacubataosinfonia. O link estará disponível até a próxima quinta-feira, dia 3 de março.

É preciso preencher o formulário com dados pessoais e escolher o curso que deseja ingressar. O interessado receberá uma confirmação do cadastro por e-mail e, posteriormente, a equipe do Cubatão Sinfonia entrará em contato informando sobre a matrícula e as orientações sobre acesso à plataforma de estudo.

O curso visa ao ensino de violão não erudito, teoria e prática, com aulas virtuais gravadas e disponibilizadas uma vez por semana. Duas vezes por mês haverá aulas extras, ao vivo, com os participantes.

Dança, violão, violino, percussão e musicalização em aulas – Também estão abertas inscrições para aulas gratuitas de música e dança em escolas no Bolsão Nove e no Centro. Podem participar crianças, adolescentes e jovens com idade entre 7 e 18 anos matriculados nas unidades e há vagas, também, para a comunidade em geral. As inscrições para um dos dois núcleos podem ser feitas por meio deste FORMULÁRIO também disponível neste link: https://forms.gle/hi8QWtVcc7AF9bdh6 ou, ainda, redes sociais do projeto, o www.facebook.com/programacubataosinfonia.

Na Escola Estadual Parque dos Sonhos, no Bolsão Nove (Rua xxx), as aulas são de musicalização infantil, violão e dança e acontecem às segundas, terças e quintas-feiras a partir das 13h.

Já na Escola Estadual Afonso Schmidt, a oportunidade é para quem deseja aprender violão, violino, percussão e dança. As aulas são às segundas e quartas-feiras a partir das 14h. A Escola Schmidt fica na Rua Bernardo Pinto, 94, Centro. O projeto também atende aos alunos da unidade estadual, especialmente os estudantes do ensino integral.

Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula. Vale lembrar que todos os protocolos sanitários serão adotados durante as aulas como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e de álcool em gel.

Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social como a Cota 200 e bairros próximos (Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril). Este ano, este sonho artístico-cultural é patrocinado pela Bequisa, Petrocoque, Usiminas e CMOC Brasil por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. O programa conta, ainda, com apoio do Instituto Cultural Usiminas e da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e Comunicação.

Programa Cubatão Sinfonia – São 14 anos de atividades ininterruptas: desde 2007, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases