Usiminas

Crianças e adolescentes de Itatiaiuçu concluem oficina de Street Dance

29/04/2022
Estudantes de oito a 17 anos são beneficiados por meio de projeto patrocinado pela Mineração Usiminas

Alegria e muito ritmo marcaram a formatura da oficina de Street Dance do projeto “Danças, Artes e Tramas” do Instituto Fred. A cerimônia foi realizada na última quarta-feira (27/4), na Escola Estadual Manoel Dias Correa, em Itatiaiuçu. A iniciativa contou com o patrocínio da Mineração Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A solenidade recebeu os participantes do projeto, bem como a seus familiares e amigos. Os certificados de conclusão da oficina foram entregues pelas mãos do professor Paulo Henrique da Silva, o “PH”, representantes do Instituto Fred, da Mineração Usiminas e da Escola Estadual Manoel Dias Correa, que abrigou o projeto.

Após a celebrada solenidade de entrega dos certificados, os formandos brilharam em uma apresentação de dança muito sincronizada e cheia de energia. PH, professor do projeto, também subiu ao palco e brindou a todos com uma coreografia solo de encher os olhos.

Ao todo, 23 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, participaram da oficina de Street Dance realizada em Itatiaiuçu. As aulas do projeto foram gratuitas, duas vezes por semana, com carga horária de 64 horas.

A aluna Iolanda Santos ficou muito feliz com a formatura e agradeceu em nome dos seus colegas a todos que contribuíram para a realização do projeto.  “Hoje eu quero agradecer nossos pais e familiares que nos apoiaram; ao Instituto Fred que trouxe palestras, dinâmicas, momentos de diversão e aprendizado. Além do professor Paulo Henrique que nos acolheu durante e depois do curso; à Mineração Usiminas que nos deu a oportunidade de ter esse conhecimento e à direção da escola que cedeu o espaço”, declara Iolanda.

“A arte une as pessoas e conta as suas histórias, fortalecendo a sua identidade, linguagem e demais expressões. A arte eleva o espírito! O entusiasmo dos alunos que participaram da oficina nos enche de esperança em tempos cada vez melhores”, comenta a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães.

Oficinas de Tapeçaria

O projeto “Danças, Artes e Tramas” do Instituto Fred também ofereceu oficinas de Artes Plásticas/Tapeçaria, que tiveram o encerramento em fevereiro. A iniciativa, que beneficiou 23 moradoras de Itatiaiuçu (MG), abordou a técnica (artesanal) da trama sem nó. As aulas foram realizadas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e na Acirpa, com carga horária de 96 horas. Além de ensinar a técnica da tapeçaria, o projeto visa o desenvolvimento econômico da comunidade, estimulando os participantes a empreender, gerando renda por meio da comercialização dos produtos artesanais.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases