Usiminas

Cisne Cia. de Dança em cartaz neste sábado

30/04/2019

Renomada companhia de São Paulo faz única apresentação no Teatro do Centro Cultural Usiminas

 

A noite deste sábado (4/5) será de dança no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com a presença de uma das melhores companhias contemporâneas do país: a Cisne Negro Cia de Dança. O corpo de balé fará única apresentação, às 20h, das  coreografias “Revoada” e “Sra. Margareth”, pela Série Espetáculo de Dança, do Instituto Usiminas, que tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Centro Cultural Usiminas e no site www.eventim.com.br.

 

Na coreografia “Revoada”, as obras Stravinsky “Firebird” (pássaro de fogo) e “Fireworks” (fogos de artifício) ganham uma releitura para traduzir, em dança, um processo químico que faz com que a obra em negro se transforme em energia, no fogo, no vermelho. “Revoada” foi um balé criado para homenagear o aniversário da companhia Cisne Negro, por seus 30 anos, que coloca em cena o Cisne de Fogo para protagonizar Revoada. Como ponto de partida, duas peças musicais de Stravinsky foram reunidas, ambas com o conceito de “fogo”: Firebird (Pássaro de Fogo) e Fireworks (Fogos de Artifício), em uma obra só. Revoada é uma tentativa de reinventar, traduzir em dança, um processo químico que faz com que a obra em negro, simbolizada pela mesma cor, se transforme em pura energia, o fogo, o vermelho.

Já o balé “Sra. Margareth” é uma adaptação do coreógrafo israelense Barak Marshall que conta a história de um grupo de funcionários, preso no porão da casa de uma patroa abusiva, com uma coreografia com movimentos afiados, rápidos, com argumentos étnicos contemporâneos, visuais e teatrais, combinados a elementos da música cigana, do sudeste europeu, música clássica e rock.

 

Com 42 anos de fundação, a renomada Cisne Negro Cia de Dança já se apresentou em 17 países para um público de mais de 2,5 milhões de pessoas. Destaque para participação na turnê internacional do tenor italiano Andréa Bocelli, em 2016 e 2018. Em maio de 2018, a companhia participou da Ópera La Traviata, no Theatro Municipal de São Paulo, sob a direção de Jorge Takla, com coreografia de Dany Bittencourt.

 

Serviço

4/5

“Revoada” e “Senhora Margareth” – Série Espetáculo de Dança

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Horário: 20h

Venda de ingressos na bilheteria do Centro Cultural Usiminas e site www.eventim.com.br: R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia entrada para estudantes, professores, menores de 18 anos, maiores de 60, colaboradores Usiminas, Usiminas Mecânica, Unigal, Mineração Usiminas, Soluções Usiminas e Fundação São Francisco Xavier)

Mais informações: 31.3822.3031.

 


Categorias: Notícias, Releases